O Google faz 15 anos nesta sexta-feira

Exame - Do YouTube ao Android, do Gmail ao Google Maps, é quase impossível não interagir com serviços do Google na internet. Tudo isso começou com o buscador criado por Larry Page e Sergey Brin, que completa 15 anos nesta sexta-feira.
Nesse período, o serviço de buscas passou a encontrar fotos, vídeos e livros, chegou aos smartphones e ganhou recursos como o reconhecimento de voz. Esse ambicioso projeto de catalogar toda a internet envolve números de dimensões ciclópicas. Veja alguns deles, divulgados pelo Google nesta semana.

KWB no Mídia Sul 2013 – Seminário Sul-Brasileiro de Marketing e Comunicação

“O Futuro da Comunicação” é o tema da quinta edição do Seminário de Marketing e Comunicação – Mídia Sul 2013, um dos maiores e mais importantes Seminários de Marketing e Comunicação do Brasil, realizado entre os dias 26 e 27 de setembro, no centro de eventos do Sistema Fiesc, em Florianópolis (SC). Nesta edição, o Mídia Sul coloca em debate as atuais e futuras formas de anunciar e compartilhar informações, atualizando profissionais com palestras ministradas por nomes consagrados do mercado brasileiro.

8º Encontro de Redação Publicitária

Na última sexta-feira, dia 20 de setembro, a KWB esteve presente no 8º Encontro de Redação Publicitária, que foi realizado na Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. O evento foi organizado pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade que contou com patrocínio da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Markenting) e com apoio do Clube de Criação do Rio de Janeiro e do Conselho Nacional de Propaganda.

Programação:
Cláudia Chaves, mentora da Claudiadosaber e professora da PUC-RIO, com o tema: “A arte e o engenho de se escrever para fora.”

Felipe Rodrigues, redator da DM9RIO, com o tema: Papo reto, seja uma esponja.”

João Renna, professor do departamento de comunicação da PUC-RIO, com o tema: A cultura popular e a propaganda.”

Adilson Xavier, escritor e redator publicitário, com o tema: “Tudo por um significado.”

 

Prêmio Impar 2013 destaca marcas mais lembradas na região Norte de Santa Catarina

Nesta terça-feira (17) a KWB esteve presente na 6ª edição do evento IMPAR, promovido pelo Grupo RIC em parceria com o Ibope Inteligência. O evento premiou as 45 marcas com maior lembrança, preferência e afinidade regional em Santa Catarina, destacando-se como uma forma de valorizar o empresariado regional, que busca estar cada vez mais presente no cotidiano das famílias catarinenses. Parabéns pelo evento!

20 marcas que mudaram seus logotipos em 2013

O ano de 2013 já está marcado pela mudança da identidade visual de marcas de diferentes setores. Nesta terça-feira,17, foi a vez do Bing, aposta da Microsoft nos buscadores, engrossar uma longa lista de renovações de imagem ao lado de Facebook, Volkswagen, Yahoo e Nivea.

Confira o antes e depois da (longa) lista de marcas que aproveitaram para mudar de cara este ano:

Yahoo

Após muita expectativa e até uma contagem regressiva global que criou 30 diferentes identidades visuais durante 30 dias, a reformulação do Yahoo falhou em impressionar. Como prometido, a cor roxa e o ponto de exclamação continuam. As reações iniciais, negativas, lamentaram a falta de ousadia nessa primeira mudança no visual após 18 anos.

Nivea

Ainda em janeiro, a marca de cosméticos promoveu um redesign global, alterando sua identidade visual e unificando as embalagens. A tradicional latinha azul, criada em 1924, serviu de inspiração para a agência Fuseproject reunificar a identidade visual da marca.

YouTube

Em agosto, updates de aplicativos para Android e iOS reveleram um ícone mais clean para o YouTube. Branco e vermelho, o novo logotipo abandonou a tipografia preta. A versão atualizada apareceu ainda nos perfis oficiais da plataforma de vídeos nas redes sociais, que no entanto não abandonou completamente a simbologia antiga.

Volskwagen

A Volkswagen renovou mundialmente sua marca em março. Desenvolvida pela equipe de Corporate Design da Volkswagen na Alemanha, a nova identidade tem como principais destaques os traços hiper-realistas, que realçam a tridimensionalidade em relação ao logo anterior, e o efeito cromado.

Motorola

Em junho, a Motorola decretou o fim do “Hello Moto” e matou o logo antigo da companhia. No redesign, o símbolo com o M abandonou o vermelho e preto e passou a mostrar um espectro de várias cores. Não foi à toa: agora, a Motorola é uma empresa do também colorido Google, e fez questão de incluir isso em sua simbologia.

Instagram

Em março, foi a vez do Instagram deixar para trás a tipografia vintage e investir num logotipo mais “atemporal”. O conceito foi explicado pelo designer Mackey Saturday, responsável pela reforma, em seu portfólio online: “A meta era ter um estilo mais refinado e duradouro, sem abandonar a nostalgia”.

Firefox

Lançada em agosto, a versão 23 do Firefox marcou a estreia de um novo logotipo, que suavizou os efeitos 3D e deu uma imagem mais “clean” à raposa ao globo terrestre que representam o navegador. O excesso de detalhes foi removido para dar mais clareza tanto em telas de menor resolução quanto em dispositivos como Smart TVs, explicou a Mozilla em seu blog.

Duratex

O Grupo Duratex mudou em fevereiro sua identidade visual caracterizada há décadas por um rinoceronte em fundo verde. O animal saiu de cena para dar lugar a um ícone que lembra uma gota ou folha, na tentativa de reforçar o compromisso da companhia com a sustentabilidade. A assinatura é da Futurebrand.

P&G

A gigante de higiene pessoal abandonou o visual unicamente tipográfico e resgatou uma simbologia antiga – a lua crescente, que fez parte de seu primeiro logo, em 1850. Desde maio, o novo visual começou a ser incorporado. A assinatura do redesign é do estúdio multinacional Landor.

Banco Pan

O Banco Panamericano anunciou a reformulação de sua marca em maio. A instituição passou a se chamar Banco Pan, e seu logotipo, antes verde e amarelo, foi alterado para a cor azul. A mudança faz parte do processo de reestruturação da companhia nos últimos dois anos. A instituição pertencia ao grupo Silvio Santos, e foi vendida para o BTG Pactual.

Dako

A fabricante de eletrodomésticos Dako decidiu mudar a sua marca em março. Desenvolvido pela equipe de marketing da empresa, em parceria com a Agência Deep, o logotipo mudou de cor – do vermelho para o roxo – e traz agora um sorriso. Segundo a companhia, a nova identidade visual busca deixar a marca mais jovem e próxima da nova geração de consumidoras.

Livestrong

Sem surpresas, a fundação Livestrong protagonizou uma manobra para afastar-se mais e mais do seu fundador Lance Armstrong, ciclista envolvido num escândalo de doping. O novo logotipo, revelado em março, sumiu com o nome do atleta para focar unicamente na entidade, que atua na luta contra o câncer.

Facebook

Em abril, sem alarde, a rede social de Mark Zuckerberg alterou a identidade visual de todos os ícones internos pela primeira vez em anos. O símbolo ficou mais limpo e perdeu a faixa azul clara que aparecia na base da caixa. A letra F agora chega até a margem do logo.

Hooters

A rede de fast food repaginou pela primeira vez o tradicional logo da coruja como parte das comemorações pelos seus 30 anos. A partir de agosto, os uniformes das suas famosas garçonetes, conhecidas por seus atributos físicos, receberam uma versão modernizada do símbolo.

BRF

Em janeiro, a Brasil Foods anunciou que a companhia passaria a se chamar somente BRF. Como parte do posicionamento institucional, a empresa também apresentou o novo logo. Segundo a BRF, o símbolo é resultado de um trabalho de dois anos e contou com a consultoria das agências Interbrand e A10.

Chery

Lutando contra uma crise de diminuição de vendas – e de identidade – a chinesa Chery anunciou uma nova estratégia para a marca em abril. O reposicionamento envolveu um novo logotipo, deixando para trás o que tinha sido usado desde a fundação da empresa, em 1997.

Brasil Pharma

Em abril, foi a vez da Brazil Pharma investir numa alteração de imagem. A rede trocou o Z de sua marca para um mais brasileiro S, e o logotipo da empresa foi trocado. A nova de identidade visual foi inspirada, segundo a empresa, no símbolo da rosa dos ventos, escolhido para retratar a abrangência territorial da rede, presente no país inteiro.

Billboard

Ainda em janeiro deste ano, a Billboard mudou seu projeto gráfico e anunciou o uso de uma nova simobologia. As mudanças foram sutis: a principal é a adoção de caixa baixa na tipografia, que também ganhou traços mais “grossos”. As versão com cores aparece apenas no site do veículo – na revista, as letras serão unicamente em preto e branco.

American Airlines

“Mudamos nossa aparência exterior para mostrar nosso crescimento interior”, justificou a American Airlines ao anunciar sua nova identidade visual em fevereiro. O icônico projeto feito por Massimo Vignelli foi aposentado, e o novo é assinada pela Futurebrand NYC. A versão simplificada mantém o patriotismo, resumido à águia estilizada, que lembra uma usa de avião.

 

Via Exame.com.br

 

Em qual empresa você gostaria de trabalhar no futuro?

 Desde 2010, a resposta mais frequente entre os alunos de cursos superiores ligados à área de negócios tem sido Google.

Pela 4ª vez seguida, Google é a empresa mais presente nos planos de carreira de 200 mil universitários das 12 maiores economias do mundo – entre elas, o Brasil.

Fato que garantiu para a gigante de tecnologia o posto de companhia mais atrativa segundo os jovens futuros profissionais nos últimos quatro anos, segundo ranking da consultoria Universum, divulgado em primeira mão por EXAME.com.