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SEIS tendências para o e-commerce em 2022, CHECK!

Postado em 20/01/2022

O modelo de vendas on-line – o e-commerce – tem dominado cada vez mais o comportamento de compra dos consumidores atuais, especialmente os jovens. Para quem busca empreender, essa é uma ferramenta barata para realizar suas vendas. Já para os lojistas, o e-commerce é uma forma de ampliar seus negócios, aumentar a lucratividade e expor produtos, tudo em um só lugar.

Para garantir que seu negócio se destaque neste ano, separamos SEIS tendências para o e-commerce em 2022! Check!

1. Compras por voz:

Se o WhatsApp mudou algo em nossas vidas foram as mensagens por áudio, e sim, essa tendência está vindo firme e forte para o e-commerce em 2022! O método de compra chamado “comércio por voz” percorre todo o processo de compra, seja ele um bem ou serviço.

Cada vez mais familiarizadas com o recurso de voz, à medida em que as pessoas buscam (cada vez mais) e compram através desse recurso, faz-se necessária a adaptação para oferecer aos consumidores essa possibilidade.

Vale lembrar que essa função pode atrair novos clientes, garantir a satisfação e aumentar a fidelização. Que tal incluir a tecnologia na próxima atualização?

2. Vendas pelas redes sociais:

Quando entramos em nosso Instagram, Facebook ou até mesmo YouTube, não entramos com a intenção de realizar uma compra, certo? Porém, quando utilizamos mecanismos de pesquisa, como o Google, para procurar algum produto ou serviço, acabamos nos deparando com a rede social da marca, que por vezes leva diretamente ao produto e suas características.

Esse é o momento-chave: vender pelas redes sociais garante que seu cliente não desista da compra ou deixe o produto no carrinho em seu site. Em um clique, ele efetua a compra! Simples assim!

Além de facilitar o processo de compra, vender nas redes sociais ajuda a melhorar a experiência do cliente com a marca. No entanto, considere que seu site precisará de adaptações para essa ferramenta, que envolvem:

- Otimização do comércio eletrônico móvel e pagamentos compatíveis com o dispositivo móvel;

- Integração do e-commerce ao gateway de pagamento.

Um ponto importante é que essa integração com o portal impede que os clientes sejam redirecionados para outras páginas, aumentando as conversões.

3. Inteligência artificial:

Como vimos nos tópicos 1 e 2, a tecnologia domina as tendências para este ano. Com a inteligência artificial não seria diferente. O uso de chatbots nas plataformas de e-commerce será cada vez maior, visto que os bots entregam produtos mais personalizados aos clientes, baseados nos dados de CRM (Customer Relationship Management). Essa prática ajuda a otimizar canais de compra e tem impacto positivo na hora de o cliente decidir.

4. Novos meios de pagamento:

Com a internet, os hábitos de consumo mudaram e as formas de pagamento também! Atualmente dispomos de recursos como WhatsApp Pay, Pix, QR Codes, carteiras digitais e pagamentos de reconhecimento facial (o que vem por aí?).

Quando um cliente chega na etapa de pagamento, acaba desistindo da compra se a loja on-line não oferece formas de pagamento que se adequem às suas necessidades. Por isso, uma tendência forte para o ano é se adaptar aos novos métodos!

5. Realidade aumentada:

Quem nunca quis experimentar aquele par de óculos que viu no site? Ou então provar uma peça de roupa sem sair de casa? Levante a mão se você está entre nós! Cerca de 35% dos consumidores afirmam que comprariam mais on-line se pudessem experimentar os produtos.

Para resolver esse problema, a realidade aumentada (RA) é uma das grandes apostas em 2022. A ideia é simples: permitir que seu consumidor teste o produto sem realmente tocá-lo! Vale ressaltar que a tecnologia já é usada nas indústrias da moda e decoração.

6. Estratégias Omnichannel:

Última e não menos importante, novas estratégias Omnichannel são tendência para 2022!

Essa estratégia dá aos consumidores a liberdade e a flexibilidade de escolherem como querem efetuar suas compras, comunicar-se com a empresa, realizar trocas e outras opções que seu serviço oferece.

Comprar na loja on-line e retirar em loja física, provar um vestido na loja e realizar a compra através do site ou então quando o atendimento é realizado por diferentes canais sem complicação e de forma integrada – esses são exemplos de estratégias Omnichannel!

Em 2022 o e-commerce será ainda mais forte e, como vimos, a tecnologia está cada vez mais avançada, refletindo diretamente no comportamento do consumidor. As vendas on-line serão uma ótima opção para quem quer expandir seus negócios neste ano!

Implantar a modalidade de e-commerce demanda dedicação e um bom planejamento. Para isso, a KWB Comunicação conta com uma equipe capacitada, pronta para auxiliar você com a comunicação e as vendas do seu negócio!


Por: Luciana Bagátolli


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