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WhatsApp Business: tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta

Postado em 14/06/2021

Caríssimos e caríssimas, eu vos apresento o WhatsApp Business! Se você ainda não conhece, hoje vai saber tudinho sobre como usar essa ferramenta para vender. E se você já usa, fique aqui comigo mesmo assim, quem sabe você não pega umas dicas novas?

Bom, como o próprio nome sugere, “Business” é a versão comercial – voltada para pequenas empresas. Alguns dos recursos que oferece são a análise de métricas, respostas rápidas e catálogo de produtos.

É como se você estivesse usando a versão tradicional do WhatsApp, mas com a diferença de que através do Business você consegue oferecer ao seu cliente um atendimento ágil e de qualidade. Isso porque o suporte pode ser personalizado e o envio de mensagens segmentadas, automatizado.



Existem duas contas comerciais no WhatsApp: conta comercial e conta comercial oficial. Na primeira, é o caso de qualquer pessoa que usa. Já na segunda, você precisa cumprir diversos critérios para a plataforma atribuir à sua marca essa verificação.

Quando ela se torna oficial, ganha ao lado do nome um badge (distintivo). Aquele sinalzinho verde, que você pode visualizar na tela da conversa.


Agora, vamos dar uma olhada nos principais recursos do WhatsApp Business:


Catálogo de produtos

Muita praticidade para você apresentar os produtos da sua empresa! Com o catálogo de produtos você compartilha todos os detalhes que seu cliente precisa. Durante uma conversa, por exemplo, você pode enviar os dados de cada produto. É só tocar no clipe na parte de baixo da tela e escolher “Catálogo”, selecionar um item e enviar.


Localização do negócio

Ajude seu cliente a localizar a sua empresa. Faça isso inserindo a sua localização, assim, quando o cliente clicar no mapa, ele poderá iniciar a navegação e chegar até você com muito mais facilidade. Além disso, você estará dando um ar mais profissional ao seu negócio.



Ferramentas de mensagem

Para facilitar a comunicação com seu cliente, use as ferramentas de mensagem. Com a versão Business você pode criar mensagem de saudação, de ausência e ainda respostas rápidas.


Estatísticas

É através das métricas que podemos acompanhar o andamento do nosso trabalho. Para isso, conte com as estatísticas do WhatsApp Business. Você terá acesso a diversas informações, entre elas saber se os clientes estão lendo as mensagens.

Esse recurso é fundamental para poder identificar pontos de melhorias e saber o que está realmente funcionando.



Etiquetas para as conversas

Para organizar as mensagens, seja por prioridade, urgência ou de clientes novos, você pode usar o recurso de etiquetas. Com elas você consegue separar por categorias, assim fica bem mais fácil encontrar as mensagens.



Link curto

Os clientes não precisam adicionar o seu número para falar com você, basta usarem o link curto. Ao clicar sobre ele, as pessoas são direcionadas diretamente para a janela de conversa no WhatsApp.

Essa é uma forma prática de trazer os seus seguidores – seja do Instagram ou do Facebook – para o WhatsApp, permitindo que você desenvolva um relacionamento mais próximo com eles.

Através do link curto é possível gerar aumento nas vendas – isso se a nutrição desses leads for feita adequadamente.


Esses são os principais recursos do WhatsApp Business, uma ferramenta ideal para atender o consumidor 4.0, que é exigente e busca o máximo de informações sobre as empresas com as quais se relaciona.

Conte pra gente: você já conhecia esses recursos? Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Até a próxima!


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