BLOG

5 tendências de mercado que você vai conhecer melhor no KWB Insights

Postado em 17/08/2023

O que mais temos visto em relação às tendências em comunicação é a convergência da tecnologia com as diferentes formas de criar e compartilhar conteúdo.  Nós, como bons KWBebianos que somos, não deixamos de trazer as cinco principais tendências de mercado ao nosso evento exponencial KWB Insights! 

Na matéria de hoje, fique por dentro do que será visto no evento  —   mas atenção: o conteúdo promete despertar a curiosidade! Vamos à primeira tendência:

A comunicação acolhedora tem o propósito de trazer empatia no relacionamento em uma organização, criando um ambiente de confiança e transparência que contribui para inspirar os profissionais a refletirem sobre suas ações.  Consequentemente, tem-se uma equipe mais engajada e com o sentimento de valorização.

Na prática de uma comunicação empática é possível compreender as vulnerabilidades, as necessidades e a motivação da sua equipe, tornando o cumprimento dos objetivos da corporação muito mais eficiente  —  uma vez que todos se sentirão atendidos.

Em um estudo desenvolvido em parceria da agência Ação Integrada com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o diretor de Negócios e Operações da Ação Integrada, Thierry Pignataro, traz alguns dados importantes:

“88% dos CEOs valorizam ou valorizam muito a comunicação interna nas empresas; 62% das empresas possuem reuniões ou lives dos CEOs com os horários; e 79% realizam reuniões periódicas sobre objetivos e resultados.”

De acordo com esse mesmo estudo, os maiores desafios da comunicação interna são:

  1. Engajar lideranças como comunicadores (74%);

  2. Fazer a comunicação chegar aos públicos operacionais (55%);

  3. Comunicar a estratégia e a cultura da empresa (54%);

  4. gerir o excesso de informação (51%).

Desafios esses que podem ser minimizados por meio da comunicação acolhedora.

No KWB Insights, quem abordará essa temática será o Guilherme Alf,  formado em Relações Públicas com MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing. Ele possui vasta experiência no mundo corporativo, inspirando pessoas, organizações e universidades através de suas palestras. Já levou seu conteúdo para empresas como Facebook, Amstel, iFood, InfoMoney e Sicredi. Segundo Alf, “A comunicação acolhedora é principalmente algo que estou construindo a partir das lembranças dos sentimentos das pessoas que reúno guardou há mais de 20 anos como um profissional de comunicação, lidando com diversos casos (tristes e felizes).”

Os temas que serão exibidos na palestra são:

- A importância de ouvir e entender o que o outro tem a dizer.

- Como argumentar melhor para o bom entendimento do outro.

- A empatia e a transparência como base dentro de uma organização.

- Como as relações podem otimizar o trabalho em equipe.

- A prática do acolhimento e seus benefícios.

- O tom de voz e o pensamento claro são fundamentos de um bom diálogo.

Conheça mais sobre o trabalho de Guilherme Alf no LinkedIn!

Impulsionadas pela tecnologia, cada dia mais as empresas estão em busca de inovação com foco no futuro.  Entretanto, é importante termos a consciência de que a renovação corporativa começa na cultura organizacional.  Mas e como desenvolver uma nova forma de pensar entre os colaboradores?  A Neurociência pode ajudar!

A Neurociência da criatividade será abordada por Ana Carolina Souza no KWB Insights! Essa profissional incrível é  sócia-fundadora da Forebrain e da Nemesis, com quase 20 anos de experiência desenvolvendo projetos de Neuromarketing e Neurociência Organizacional.  Já atendeu grandes clientes, como Natura, O Boticário, iFood, Milliken e mais.  É professora da Fundação Dom Cabral, da ESPM e da Casa do Saber nas áreas de comunicação, liderança e negócios.

Com a palestra “A busca pelo mindset criativo através da Neurociência”, tratará sobre os processos ansiosos que dão origem à criatividade e como podemos aprimorar essa habilidade. Abordará ainda sobre como podemos trazer uma inovação ao ambiente de trabalho, ajudando no desenvolvimento de uma nova mentalidade para os colaboradores e gestores.

O objetivo da palestra é trazer uma perspectiva neurocientífica para aspectos ligados à criatividade e à inovação, com informações a respeito do que podemos fazer para potencializar a capacidade nossa criativa e, ao mesmo tempo, o que evitar, permitindo às equipes adotar práticas que favoreçam uma cultura inovadora.

Conheça mais do trabalho de Ana Carolina Souza no LinkedIn.

Com 775 milhões de usuários ativos e 3 bilhões de downloads, o TikTok já provou que não é apenas uma rede de vídeos.  A plataforma está se tornando um hub de busca, principalmente entre a geração Z. Uma pesquisa do Pew Research Center mostrou que de todos os usuários adultos nos Estados Unidos, um terço fica por dentro das notícias por meio da plataforma.  O fato também já foi comentado por um executivo da área de conhecimento e informação do próprio Google, que revelou que quase 40% da população da geração Z prefere pesquisar no TikTok ao invés de textos no Google. 

Esses dias falamos aqui em nosso blog sobre o TikTok para empresas: como sua marca deve estar na plataforma Se você ainda não conferiu, vale a pena dar uma espiada e saber mais sobre como essa rede social pode ser uma excelente ferramenta de negócios! Nessa mesma temática, Leonardo Ramos assumiu ao KWB Insights: “TikTok: do conteúdo à inovação”.

Você não pode perder essa palestra, que abordará os seguintes assuntos:

- Planejamento de conteúdo baseado na jornada do cliente.

- Vídeos curtos e sua importância para a atenção do cliente.

- O poder dos nanoinfluenciadores.

- Plataformas de mídias sociais como buscadores.

Conheça mais sobre o trabalho do Leonardo Ramos no LinkedIn.

As mídias sociais são verdadeiras ferramentas de negócios e, em terra de mídia social, o conteúdo é rei.  Isso faz com que trazer informação relevante ao público seja essencial para conectar a marca e o cliente, criando um relacionamento sólido.

Segundo o relatório Social Insider (abril 2022 a abril 2023), os vídeos são o tipo de post com melhores engajamentos no LinkedIn!

Ainda, segundo análises de Rafael Kiso,  fundador e CMO da mLabs, líder da plataforma de gestão de mídias sociais no Brasil, e sócio da Focus Networks, que une consultoria de marketing, criatividade e tecnologia, os vídeos curtos continuarão em primeiro lugar por um bom tempo como o formato da vez.

No KWB Insights, Kiso vai falar sobre “Conteúdos que conectam e vendem mais com as mídias sociais”.  Com 22 anos de carreira no mercado digital, Kiso é autor do best-seller "Marketing na Era Digital". Fonte para matérias em veículos como Exame, O Globo, Estadão, Valor Econômico, entre outros.

Tópicos que serão vistos:

- Como mudou a forma de consumir conteúdo.

- Desmistificar que o TikTok é apenas dançante.

Conheça mais do trabalho do Rafael Kiso no LinkedIn.

A inteligência artificial permite que possamos oferecer respostas cada vez mais convincentes ao público, ou seja, que vão ao encontro do que ele está procurando   isso quer dizer que é ir muito além de respostas automatizadas por chatbots. 

Tratando da produção de conteúdo, a IA veio para agilizar tanto a sua produção quanto a transmissão. Sendo essa uma forte tendência em comunicação, ao KWB Insights traremos o cofundador da plataforma AAA Inovação, Arthur Igreja, com o tema “Tendências inovadoras de mercado”.

Arthur Igreja tem palestras envolventes e assertivas, que marcam presença em mais de 150 eventos por ano, inclusive fora do Brasil!  Já palestrou para empresas como Sebrae, BioMarin, Conta Azul, Bayer, Petrobras e O Boticário.  Também é colunista na Rádio CBN e entrevistado regularmente em canais como CNN e GloboNews.

No KWB Insights Arthur vai falar sobre as novas tendências de mercado e como aplicá-las em nosso cenário.

Conheça mais sobre o trabalho do Arthur Igreja no LinkedIn.


Já deu para perceber que o KWB Insights promete, hein? Esse evento reunirá profissionais exponenciais para trazer a você conteúdo de outro nível! Acontecerá no dia 21 de agosto, na SCAR, a partir das 13h30. Espero você lá!



Compartilhe:

Mais Notícias