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Ações de endomarketing: o que sua empresa ganha ao fazê-las?

Postado em 21/11/2023

Recentemente sua agência de comunicação favorita ganhou destaque em todo o Brasil com a ação de endomarketing do “Dia do Cabelo Maluco”.  Nós não esperávamos tanta repercussão e a viralização acabada em outras empresas aderindo à brincadeira!  Nesse contexto, decidimos trazer para o blog de hoje um tema que é tendência: endomarketing!  Venha entender um pouco mais com a gente! 

O que é endomarketing?

O endomarketing ou marketing interno é um conjunto de estratégias e ações institucionais voltadas para o público interno, ou seja, para os colaboradores. A ideia principal é construir uma boa imagem do negócio também para a equipe, resultando em maior motivação e melhor ambiente de trabalho. 

Quando o colaborador tem uma boa percepção do negócio, seu rendimento é maior.  Segundo relatório da Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo e 3 vezes mais criativo do que um funcionário desmotivado.  Além disso, em uma pesquisa recente do Infojobs, destacou-se que os profissionais estão em busca de empresas que lhe proporcionem bem-estar mental — cerca de 86% dos participantes se mostraram dispostos a mudar de emprego para alcançar uma melhor saúde mental e maior satisfação com seu trabalho. 

Considerando o que falamos boa parte do nosso dia a dia no trabalho, um ambiente de trabalho positivo acaba sendo fundamental para a felicidade das pessoas. Mas além da produtividade, o que as empresas ganham com isso? No próximo tópico!

O que as empresas GANHAM com as ações de endomarketing e por que elas são essenciais

Como citamos no tópico anterior, um colaborador feliz tem maior produtividade, mas o assunto vai muito além: um colaborador motivador produz mais e   melhor   ! Se a empresa se demonstra aberta a novas ideias, colaboradores motivados e que se sentem inseridos no ambiente de trabalho tendem a se preocupar mais com a qualidade, oferecendo novas soluções e melhorias para o negócio.

Outra grande vantagem é a menor rotatividade de colaboradores!  Empresas com bom ambiente de trabalho são o sonho de consumo de todo colaborador!  A atenção às empresas com essa característica é muito maior, pois os funcionários mostram menos desejos a sair — não pensando apenas no salário, mas no próprio bem-estar.

As ações de endomarketing são essenciais, pois promovem um clima muito mais amigável e saudável, mas acima de tudo conectam os colaboradores com a cultura do negócio e ainda resultam em lealdade e compromisso — que é tudo o que um empreendedor busca em um profissional!

Mas KWB, como aplicar isso no meu negócio? 

Conheça os TRÊS pilares do endomarketing

Agora que entendemos as vantagens de investir em endomarketing, chegou a hora de conhecer os três pilares que o sustentam:

1. Ações estratégicas: 

Essas ações são definidas para todos e qualquer tarefa necessária para o cumprimento de metas e objetivos do negócio.

2. Ações motivacionais:

As ações motivacionais são destinadas à melhoria do ambiente de trabalho, com o objetivo de fazer com que os colaboradores tenham o sentimento de pertencimento e para que se sintam bem em seu local de trabalho. 

3. Ações de apoio à gestão:

Essas ações são destinadas a auxiliar o colaborador a entender qual a sua função dentro do negócio, a fim de entregar com qualidade o que cabe à sua posição.

Como criar ações de endomarketing efetivas

O endomarketing deve ter a ver com o DNA da empresa e com a cultura do negócio, e suas ações vão muito além dos dias temáticos, hein? Confira cinco dicas para te ajudar:

1. Diagnóstico de dificuldades e necessidades:

Ter uma visão realista e honesta sobre o ambiente de trabalho é essencial para garantir a eficiência das ações internacionais. Conversando com o tempo, entendo que o colaborador pensa e o que pode ser melhorado é indispensável, e hoje existem ferramentas de pesquisa que auxiliam setores de Recursos Humanos a medir o clima organizacional. É a partir dessa pesquisa que você vai planejar as melhores ações! 

Além disso, investir em uma comunicação interna adequada também colabora para um bom diálogo e expressão de opiniões.  O endomarketing é uma via de mão dupla!

2. Adote uma liderança participativa:

Um colaborador que sabe que suas ideias são ouvidas e levadas em consideração tendem a participar nas metas e estratégias do negócio.  Mesmo que suas ideias não sejam sempre implantadas, a empresa demonstra que confia e valoriza o conhecimento do funcionário, gerando um vínculo que resulta em dedicação e engajamento.

3. Promova iniciativas de desenvolvimento: 

O colaborador motivado é o maior ativo de uma empresa, e investir nele é também investir no próprio negócio!  Para isso, após treinamentos, desenvolva um plano de carreira para os colaboradores, crie pacotes de benefícios e viagens de incentivo — mostre que essa pessoa tem espaço para crescer junto com o negócio! 

4. Reconheça e divulgue bons exemplos:

Todo mundo gosta de reconhecimento, por isso é essencial que uma empresa reconheça iniciativas próprias, soluções criativas e, acima de tudo, o bom desempenho individual ou da equipe!  Esse reconhecimento pode ser através dos canais internos de comunicação, em reuniões, um jantar, um bônus especial ou quem sabe deixar que os envolvidos saiam mais cedo.  São infinitas possibilidades, o importante é considerar.

E mais importante do que reconhecer é   agradecer e elogiar    — nunca esqueça do potencial da palavra “obrigado(a)”! Essa atitude, quando sincera, incentiva o hábito entre os colaboradores e ainda reforça um ambiente de respeito.

5. Aposte em eventos corporativos: 

O objetivo principal dos eventos corporativos é a integração da equipe! Promova happy hours, datas comemorativas, “Dia do Cabelo Maluco”, cafés da manhã, clubes do livro e tudo o que possa fortalecer a amizade e o companheirismo entre os colaboradores.

Os eventos corporativos também geram sentimento de pertencimento e aumentam o engajamento do tempo.  Lembre-se de fazer isso com certa frequência — a regularidade é essencial para integrar novos colaboradores!

SEIS ações de endomarketing que motivam e engajam os colaboradores

Confira abaixo as ações que engajaram demais por aqui e que podem te inspirar em eventos corporativos:

1. Dia do Cabelo Maluco:   o dia de variedade no penteado foi um sucesso entre os colaboradores (e também fora, bombamos nas redes sociais!). Além da diversão entre a equipe, teve a turma se sentindo orgulhosa da fama por sair em grandes portais. O benefício dessa ação ultrapassou as barreiras do endomarketing e o sucesso trouxe visitantes para o nosso site, currículos para as vagas, novos seguidores nas redes sociais e muito engajamento e menções — a fama veio! ;)

2. Dia do Pijama:   é bater um friozinho por aqui e logo temos pedidos pelo Dia do Pijama! Além do conforto que é acordar e sair, a galera gosta de competir nas nossas votações das redes sociais e realmente se dedica (em não se dedicar) ao se organizar para o dia.

3. Halloween:   o Dia das Bruxas é o mais acirrado do ano! Todos os anos a galera investe pesado nas fantasias e maquiagens exageradas para surpreender os colegas (ou assustar eles, leia como quiser).

4. Dia da Família:   totalmente conectado com a cultura da KWB, o Dia da Família integrou os familiares da equipe ao nosso dia a dia! Em um dia superaconchegante, com direito a café (do jeito que os KWBebianos gostam), apresentai a agência, explicamos um pouco do nosso trabalho e como funcionam as demandas — diferente do que alguns pais pensaram, publicitário também trabalha, viu? (Risos.)

5. Dia do Pet no Trabalho:   essa ação foi um pedido mais do que especial da equipe: traga seu melhor amigo para o trabalho. Entre gateiros e cachorreiros, teve carinho de sobra e o sentimento de pertencimento aflorou — aqui somos ouvidos!

6. Caça ao Tesouro de Páscoa:   o coelhinho caprichou nessa ação! Realizada no Parque da Inovação, a equipe foi dividida em tempos e teve que desvendar mistérios para poder encontrar o prêmio final: a cesta de chocolates! E como aqui tudo vira competição, teve gente correndo, gente se ajudando nas dicas e, no fim, todos foram recompensados com diversão e doces (e de quebra, exercício)!

Modéstia à parte, a KWB Comunicação é exemplo quando se fala em endomarketing!  Aqui, o RH e a equipe têm um relacionamento de parceria e nossas ações desenvolvidas são pensadas no bem-estar de todos. 

Que tal aderir à sua empresa? Podemos ajudá-lo(a) a planejar as ações! 



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