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Black Friday na comunicação: confira três mitos e verdades

Postado em 22/10/2021

Consumidor, prepare o bolso! Lojista, prepare o planejamento! Está chegando uma das datas mais fervorosas para o comércio: a Black Friday! São milhares de descontos, promoções e oportunidades que atraem os consumidores!


A Black Friday se tornou uma data fortíssima no Brasil, com vendas em 2020 que passaram de 5,1 bilhões – segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie.


O consumidor já começa a pesquisar preços e, para que sua loja possa aproveitar ao máximo essa oportunidade de vendas, é preciso investir em uma comunicação atrativa! Confira alguns mitos e verdades que poderão ajudá-lo a planejar uma comunicação efetiva e diferenciada:


Todos os descontos são irreais.


MITO. Nem todos os descontos são “armações”. A proposta da Black Friday é oferecer os melhores preços para induzir a compra, entretanto, alguns estabelecimentos aumentam os preços dias antes para aplicar um falso desconto. Essa prática foi condenada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, que está sempre fiscalizando os preços dos produtos no decorrer da campanha. Mantenha a ética do seu negócio ao aplicar os descontos e aproveite essa oportunidade para, além de vender, fidelizar clientes!


É uma boa oportunidade para realizar parcerias.


VERDADE. Não tenha medo da concorrência, aproveite a data para unir forças com outros estabelecimentos do comércio. Isso fortalecerá ainda mais a divulgação que você estará fazendo, resultando em mais efetividade para as ações. Sem mencionar que o investimento pode ser menor, já que será dividido entre as lojas participantes.


Black Friday é apenas desconto.


MITO. O intuito da data é ir muito além dos descontos: é oferecer oportunidades, seja nas condições de pagamento, frete grátis ou brindes. Explorar isso na campanha do seu negócio atrairá ainda mais o consumidor e contribuirá para que você possa fazer a liquidação de estoque e o fluxo de caixa girar!


A pandemia impactou tanto as atividades como o comportamento do consumidor, e a consequência foi o surgimento de novas práticas e costumes. Com isso, notamos aumento significativo do e-commerce durante o isolamento social. Segundo pesquisa da Behup, startup com foco em Data Intelligence, 30% de uma amostra de 1.681 pessoas afirmam que durante a pandemia iniciaram ou aumentaram as compras de produtos on-line.


Entender essa mudança de comportamento é primordial para realizar o planejamento de marketing dessa próxima Black Friday, afinal, as divulgações de ofertas e de ações da sua marca devem estar alinhadas a esse novo contexto, que traz novas necessidades do consumidor.


Conte com a nossa equipe para aplicar as melhores estratégias ao seu negócio e impulsionar as suas vendas, fidelizando seus clientes de maneira assertiva, eficiente e, claro, disruptiva!


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