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Branding: o que é e como fazer a gestão de marca

Postado em 27/10/2023

A criação de marca vai muito além da identidade visual — na hora de criar a sua você inventou no branding? Mas não é tudo a mesma coisa? Não! Sua agência de comunicação favorita explicada. Bora?

Primeiramente, vamos simplificar as nomenclaturas:

→ Marca é a representação simbólica de uma empresa, produto ou serviço;

→ Identidade visual diz respeito ao conjunto de atributos visuais da marca: núcleos, tipografia e outros;

→ Branding é uma gestão das estratégias de marca de uma empresa.

Agora vamos mais ao fundo… 

O que é uma marca?

Quando se pensa em marca, imagine-se logo a representação de uma empresa, instituição ou um grupo de produtos e serviços que se apresenta para o seu público-alvo. Mas na verdade podemos ir além!

Uma marca é como uma pessoa! Pense com a redatora…

Quantas pessoas você vê em um dia? 

De que você se lembra? 

Quantas você gostaria de rever? 

Quantas se tornam seus amigos?

Pensou? O mesmo acontece com as marcas! Você se depara com muitos deles todos os dias, mas poucos ficam na sua memória — na maioria das vezes nos lembramos apenas daquelas que amamos. Então, em outras palavras, podemos dizer que marcas são como amigos! Quer ver?

Assim como seus amigos, uma marca deve ser especial e única!  Deve entender você melhor do que qualquer outra pessoa e ter seu respeito e confiança.  Além disso, costumamos saber quase tudo sobre nossos amigos e o mesmo se aplica para as marcas que amamos!

E para criar uma marca que tenha todas essas qualidades, são necessários quatro pilares fundamentais!


Conheça os quatro pilares de uma marca:

Diferenciação

O que a sua marca faz que nenhum outro no mercado faça pelo seu público-alvo?  É isso que faz diferença entre os outros.

Familiaridade

Quantas pessoas se identificam com o seu negócio?  Uma marca que se conecta ao seu público-alvo é lembrada até mesmo pelos seus núcleos.

Confiabilidade

Sua marca expressa confiança para os consumidores?  Essa confiança pode significar fidelidade.

Relevância

Qual o apelo da sua marca?  Qual diferença sua marca faz para a vida das pessoas que consomem seu serviço ou produto?

Com base nisso, vamos à informação que trouxe para você neste blog! 


O que é o branding e por que ele é tão importante?

O branding é um conjunto de estratégias (e ações) que farão com que a essência e as vantagens competitivas da marca, como o posicionamento, sejam percebidas como memoráveise singulares — assim como nossos amigos lá no começo do blog. Ele trabalha a percepção da marca na cabeça das pessoas, mostrando que o que aquela marca promete é de fato entregue, o que ela consegue entregar nenhum outro concorrente e que é exatamente consegue o que eles estão buscando.

Tá, KWB, mas por que isso é importante?

A globalização aumentou a competitividade, isso significa que se diferenciar é essencial, assim como ter um propósito que vai além do posicionamento — e comunicar isso da forma correta faz toda a diferença! Basicamente, uma marca de personalidade gera conexão com o público, com suas histórias e com as causas nas quais acredita. 

Podemos perceber que criar uma marca é mais complexa do que parece e gerenciá-la pode ser necessária, mas é justamente por isso que existe o branding!  Em meio a tantos canais de comunicação e diferentes profissionais envolvidos, é importante entender desde o começo quem é a marca, onde ela quer chegar e qual o seu propósito, para assim crescer exponencialmente na direção aos seus objetivos — sim, tudo isso envolve o branding , ele é um grande guia da sua marca. 

Mas onde posso aplicar o branding? 

→ Criação de novos negócios;

→ Reposicionamento de marcas no mercado;

→ Identificação e criação de novas oportunidades;

→ Lançamento de produtos ou serviços;

→ Ganho de participação de mercado;

→ Alinhamento interno;

→ Compra, venda e fusão de empresas.


Muita informação? Como fazer toda essa estratégia? A KWB ajuda você! 


Quais são as etapas de um trabalho de branding na KWB Comunicação?

Para desenvolver um branding de sucesso, foi descrito por quatro etapas principais, que se desdobram em outras pequenas etapas. Não se desespere, a explicação vem logo abaixo! 


1. Pesquisa

A fase de pesquisa é dividida em cinco pequenas etapas, são elas: briefing, tradição, cenário e tendências, público-alvo e concorrentes — nacionais e internacionais. 

Como o nome indica, nessa fase é feita uma pesquisa substanciosa sobre tudo o que envolve o cliente, para conhecer o negócio e também as suas concorrentes e o ambiente em que está inserido.  Essa pesquisa traz insights essenciais para as próximas etapas. 

2. Análise

A análise de análise vai correlacionar as informações captadas na pesquisa e verificar em sua essência as seguintes etapas: benchmarks, posicionamento dos concorrentes, análise SWOT, diagnóstico de marca (diagnóstico da marca), ser de marca (mapas mentais, conceitos-chave e outros ), essência, linguagem da marca (missão, cultura, valores) e, dentro dessa etapa, plataforma de marca (linguagem, manifesto, e outros) e ideia da marca (o posicionamento) para resultar no slogan, que é uma frase de referência da marca.

3. Identidade

Depois de definir isso tudo, é hora de criar a identidade  —   letra o logotipo  —   e a identidade visual que o acompanha, como núcleos, elementos e tipografia. Essa etapa passa por uma nova fase de pesquisa, buscando referências, fazendo experimentos e refinamentos até o protótipo e versão final.

4. Expressões de marca

Na última etapa são definidos o tom de voz, posicionamento e slogan, orientando a linguagem que sua marca irá adotar para comunicar todas as estratégias definidas no projeto. 

Faça sua marca ser exponencial junto com a gente!  Entre em contato com nossa equipe para conhecer detalhes do projeto. 



Por: Luciana Bagátolli


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