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Como criar GIFs, adesivos e filtros com a sua marca no Instagram

Postado em 19/07/2023

Como já sabemos, o Instagram é uma plataforma que evolui todos os dias e é um ótimo canal para comunicar sua marca para o público-alvo! Mas caso você ainda não saiba, a rede social oferece outras ferramentas que vão além dos posts, Stories e Reels. Sim, é possível criar adesivos nos Stories (Stickers), GIFs e filtros com a sua marca sempre de acordo com a essência do seu negócio e de forma que conecte com a sua comunidade, hein? Vamos ao que interessa!

Quais as possibilidades dentro da plataforma? 

Quem nunca respondeu a um teste ou reagiu, mesmo que sem querer, que atire a primeira pedra… 

Adesivos no Instagram Stories (Stickers)

Os Stickers ou adesivos no Instagram Stories são todas as interações disponíveis quando você arrasta para cima ou então seleciona o “adesivo sorrindo”, como: localização, menção, perguntas, enquetes, reações, testes, emoji slider e outros. Cada um deles possui suas características e pode ser usado de maneira estratégica para atrair atenção de diferentes formas e ainda ajudar a medir resultados.


Usar essas ferramentas nos Stories ajuda a garantir mais interações entre a marca e a comunidade, aumentando o engajamento do seu perfil, e ainda maior alcance nas publicações, pois o algoritmo do Instagram dá prioridade para publicações com mais interações.

GIFs no Instagram

Os GIFs no Instagram Stories fazem parte dos Stickers, porém, separamos uma sessão especial para eles, pois podem ser personalizados com a sua marca! Ainda na aba do “adesivo sorrindo” é possível selecionar a opção de pesquisar GIFs e nela inserir palavras-chave para buscar um GIF que combine com a sua reação ou sentimento ao publicar o Story. 


O “pulo do gato” dessa modalidade é que é possível criar GIFs no Instagram com sua marca, seus produtos ou reações que façam sentido com a essência e o universo do seu negócio. A gente ensina como fazer seus GIFs personalizados mais pra frente não deixe de ler até o final para conferir o passo a passo!

Filtros no Instagram

Os filtros no Instagram são uma ótima maneira de levar a sua marca mais longe, aumentar o número de seguidores ou o engajamento da sua comunidade, além de se aproximar dos seguidores e fãs da marca. Popularizados pelo falecido Snapchat, os filtros utilizam a realidade aumentada para aplicar efeitos criados por computadores em imagens reais. 


Seja apenas um filtro de cor, mudanças na cor dos olhos e cabelo, memes engraçados, orelhas e focinhos de animais, textos escritos e até jogos, a criatividade vai longe nesse tipo de recurso, inclusive para quem usa ele para fins comerciais. Bora criar um filtro para sua marca?

Agora que você já entendeu como funcionam os adesivos (Stickers) da plataforma é hora de conhecer o passo a passo para criá-los! Confira abaixo:


Criando GIFs personalizados:

Para criar seus GIFs no Instagram é importante entender que a plataforma funciona associada à giphy.com e que, para subir seus GIFs personalizados, você precisará de uma conta no site. 


→ Com a conta devidamente feita, é hora de criar os GIFs o que pode ser feito direto pela plataforma Giphy, de forma simples: 

→ Quando você loga, aparecem QUATRO opções para você criar o seu GIF:
1. Baixando um GIF do seu computador;

2. Criando um Sticker a partir de uma foto;

3. Baixando um fundo animado para videoconferências;

4. Inserindo a URL de qualquer GIF.

→ A própria plataforma disponibiliza ferramentas para recortar e personalizar:

→ Depois de personalizar é só enviar e fazer o teste nos Stories do Instagram! Mas ATENÇÃO: pode não ser de imediato… às vezes a plataforma leva até uma semana para subir o seu GIF. E fique atento às TAGs que você nomeia, é através delas que serão feitas as buscas.

→ BOAS PRÁTICAS GERAIS:
1. Os Stickers devem ser exportados com fundo transparente;

2. Eles devem estar SEMPRE em movimento para ser um GIF;

3. Muito espaço vazio fará com que a imagem fique muito pequena quando enviada;

4. O arquivo deve ser em formato GIF e conter tamanho máximo de 100MB e 6 segundos;

5. O GIF deve estar em loop infinito antes de ser exportado.


Criando filtros no Instagram:

A criação de filtros no Instagram é feita por uma plataforma diferente do Grupo Meta no Instagram, o Spark AR Studio! Vamos aos passos:

→ Baixe e instale o Spark AR Studio, faça login com a sua conta do Facebook e, em seguida, selecione “Create Project” para começar o seu novo projeto. Siga então até o canto superior esquerdo, na opção “Scene”  é ela que você usará para fazer os filtros:

→ Com a opção selecionada, clique em “Add Object”; em seguida, selecione a ferramenta “Face Tracker” e insira-a no seu projeto clicando em “Insert”. O próximo passo é ir até a ferramenta em “formato de cruz” e clicar com o botão direito nela. Ao ver as opções, clique em “Add” e depois escolha a opção “Plane”:


→ Em seguida, clique na opção “Add Asset” e vá em “Material”:

→ Finalmente, é hora de adicionar o que você desejar no seu filtro, importando de um computador. Clique novamente em “Add Asset” e vá até “Import From Computer”. Selecione “Material” > “Texture” > “Choose File” e você verá a arte que já foi adicionada — e deve escolher ela! Na aba “Scene” > “Plane” > “Material”, vincule o material adicionado à arte:

→ Para selecionar a melhor posição da imagem, selecione “Position” e altere os números, deixando a arte onde você gostaria. Para mudar o tamanho da imagem, clique em “Scale” e substitua os números para que a arte fique maior ou menor.


→ Para exportar o filtro para o Instagram, selecione “↑ Export”, espere o carregamento finalizar e clique em “Export” novamente.


→ Com a exportação concluída, é hora de selecionar “Open Spark AR Hub”, que é a plataforma do Facebook que permite a você adicionar os novos filtros no Instagram. É hora de configurar o seu filtro!


1. Com o Spark AR Hub carregado, clique em “Carregar efeito” e, posteriormente, em “Começar”;

2. Escolha qual rede social você irá disponibilizar o filtro > Instagram;

3. Renomeie o filtro, selecione se ele será promovido por alguma marca e clique em “Avançar”;

4. Depois é só adicionar uma miniatura para o filtro e carregar o arquivo;

5. Leia atentamente os critérios de aceitação e finalize em “Carregar e continuar”.


→ Depois disso, o filtro vai para aprovação da plataforma. Com o filtro aprovado, é hora de começar a usá-lo — você receberá um e-mail quando ele estiver disponível!


Achou difícil mesmo com o passo a passo? Não desista! Conte com sua agência preferida (a KWB!) para fazer o trabalho duro por você! Os KWBebianos são especializados tanto no desenvolvimento dos filtros quanto na programação deles! 




Por: Luciana Bagátolli


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