BLOG

DNA de marca: como identificar a essência da sua empresa

Postado em 06/12/2023

Contar com o branding e o DNA de marca fortes e bem-definidos é essencial para traçar estratégias assertivas (e exponenciais) e guiar a sua empresa em direção ao sucesso! No blog de hoje, abordamos o que é o DNA de marca, como identificar dentro da essência do seu negócio e o mais importante: qual o papel da agência de comunicação ou agência de publicidade na construção dele. Partiu? 

Primeiramente, é importante destacar a diferença entre DNA de marca e branding, que tem a ver com seu posicionamento diante do mercado, mas são coisas diferentes que trabalham juntas! 

Em resumo, para que as estratégias e ações do branding funcionem é preciso compreender a essência do negócio e como ela quer ser vista no mercado para agir de forma assertiva e sem destoar com os objetivos do negócio. 

Com isso esclarecido, vamos ao que interessa!

Aprofundando: o que é o DNA da marca? 

Como citamos acima, é a essência da marca! Mas o que isso significa na prática? 


Significa identificar e estabelecer os objetivos da empresa, seus valores e sua missão. É a busca da compreensão do “porquê”, do “como” e do “o que” fazemos — parece filosófico, mas na verdade é estratégico! 

Por que é essencial? 

Estabelecer o DNA da marca vai além das táticas de promoção e vendas — o DNA é tão importante que é capaz de criar tendências de mercado! Você já se perguntou o que leva os consumidores a escolher determinado produto ou empresa? Podemos citar a gigante do mercado de bebidas: a Coca-Cola é uma gigante que consegue transmitir sua essência através das cores, formas e posicionamento de mercado. Quem nunca abriu a felicidade que tem nela, que atire a primeira pedra! 


Muito além da qualidade, as pessoas compram o que as marcas representam no mercado!


Uma marca que conhece e vive o próprio DNA tem o que é preciso para entregar valor aos consumidores e, consequentemente, torná-los promotores da marca, fortalecendo sua posição diante da concorrência. 

Como identificar e construir o DNA de uma marca? 

Identificar e construir o próprio DNA é um trabalho que leva tempo e exige dedicação, pois é um processo que se aprofunda em todos os detalhes do negócio. Esse trabalho aprofundado é feito com base em quatro pilares principais:

1. Imersão na marca:

Uma imersão consiste em conhecer toda a história da marca, seus produtos, seus processos, erros e acertos e todas as informações que cercam o negócio, para assim seguir para os próximos passos. Nessa parte do processo é onde entendemos o público-alvo, a missão, visão e valores, definimos o círculo de ouro (por que, como e o que fazemos) e entendemos o propósito maior da marca com seus consumidores.

2. Imersão no segmento:

Na segunda etapa do processo é feita uma imersão no segmento, onde entendemos a concorrência, as tendências do mercado e os canais de venda. Essa etapa exige muita pesquisa e, se possível, diferentes pontos de vista, para que o processo seja o mais completo e aprofundado possível. 

3. Proposta de valor e posicionamento:

Passadas as etapas de imersão e pesquisa, é hora de juntar as informações coletadas, analisar os dados e estabelecer os caminhos. Nessa parte são definidos: o objetivo da marca, sua personalidade, quais são os elementos de valor do negócio, atributos e benefícios, a brand persona, o território conceitual e a proposta de valor e posicionamento diante do mercado. 

4. Guia de comunicação:

Depois que a análise é concluída e a proposta de posicionamento é oficialmente definida, o guia de comunicação vai estabelecer qual a melhor forma de transmitir tudo o que foi estabelecido e finalmente colocar a sua marca no lugar desejado: na mente e no coração dos consumidores. Nessa parte entram os objetivos de comunicação, a linguagem, a expressão visual e tudo o que é ligado à comunicação da marca. 

Posso fazer isso sozinho? Poder, pode! Mas a recomendação é ter um profissional especializado para direcionar o processo e aplicar metodologias que ajudarão na identificação do DNA e a fazer análises estratégicas. E é aqui que entra a sua agência de comunicação preferida (nós da KWB <3)!


Esse processo é longo e feito em conjunto com o cliente, é um passo essencial para quem quer chegar mais longe com o seu negócio e diferenciar-se da concorrência — e nada melhor do que contar com especialistas para fazer isso de forma assertiva! Os KWBebianos são experts na busca e análise dessas informações, para que, juntos, possamos decidir o seu futuro exponencial!


Para conhecer melhor o projeto, entre em contato com a nossa equipe. Até a próxima! :) 



Compartilhe:

Mais Notícias