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E-mail marketing para e-commerce ainda funciona?

Postado em 01/09/2022

Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em vigor e o tempo das pessoas se tornando cada vez mais precioso, muitas empresas se perguntam se o e-mail marketing ainda tem relevância como canal de comunicação do seu e-commerce. Sem muita enrolação, a resposta é: SIM, ele é relevante, mas para obter resultados é primordial que você saiba quais as boas práticas e especialmente o que não fazer!

O e-mail é um dos pilares do marketing de atração (Inbound), que nada mais é do que um conjunto de ações e estratégias desenvolvidas para atrair e converter clientes. Essa ferramenta tem um papel decisivo no engajamento e costuma ser o fio condutor na construção de relacionamento com o cliente ou visitante. 

 

Vamos às estatísticas: 

Segundo um levantamento feito pela Statista em 2021, o Brasil ocupa a oitava posição de país que mais envia e-mails no mundo, com nada mais nada menos do que 8,32 bilhões de e-mails enviados por dia. Sim, você leu certo: 8,32 BILHÕES POR DIA — e essa mesma pesquisa mostrou ainda que o e-mail marketing é o melhor canal para vender e anunciar produtos. 

Ainda falando em pesquisas, segundo a HotSpot, o e-mail marketing possui uma boa taxa de engajamento, onde 77% das empresas entrevistadas afirmaram que viram seus níveis de cliques aumentarem durante a pandemia — afirmando ainda que enviam no máximo dois e-mails por semana para os clientes. 

Você sabe qual o e-mail mais aberto pelos clientes? O de boas-vindas! Sim, oito em cada dez clientes abrem o primeiro e-mail que recebem do e-commerce, afinal é ali que começa o relacionamento entre marca e cliente. A pesquisa da GetResponse indica que a taxa de abertura de e-mails de boas-vindas é quatro vezes maior do que a taxa de abertura de e-mails tradicionais.



E para os fãs de emojis, saiba que e-mails com emoji no assunto possuem uma taxa de abertura 56% maior do que títulos sem emoji. Embora a prática seja um pouco polêmica, alguns achem pouco profissional e outros não se importem, os emojis adicionados ao assunto do e-mail marketing apresentaram grandes diferenças nos resultados! Em pesquisas, a CRM Lab descobriu que 44% das pessoas preferem comprar produtos que são anunciados com emojis. Por essa você não esperava, não é mesmo?

Mas vamos ao que interessa...

 

Como o e-mail marketing contribui com as vendas?

Como você pôde ver, as estatísticas não mentem: o e-mail marketing é sim uma poderosa ferramenta de vendas! A ferramenta possibilita um melhor relacionamento com seu público, facilita a divulgação de novos produtos e promoções e ainda possibilita a fidelização de clientes no pós-venda.

 

Como montar um e-mail marketing assertivo?

Antes de mais nada, é preciso ter um objetivo em mente! Cada e-mail deve ser pensado de acordo com o planejamento estabelecido para seu e-commerce. Para ajudá-lo(a), separamos os cinco modelos mais comuns de e-mail marketing:

 

1. Boas-vindas

Aqui não tem fórmula mágica! É na cordialidade que você ganha o coração do lead. O e-mail marketing de boas-vindas serve para começar o relacionamento com o possível cliente/consumidor. Agradeça o usuário pela inscrição e, se necessário, explique o fluxo dos seus conteúdos. 

A expressão “a primeira impressão é a que fica” cabe bem a este conteúdo, reafirme a segurança dos dados cadastrados (alô, LGPD) e transmita a felicidade que é tê-lo em sua base de contatos.

Lembre-se que esse modelo é o que possui maior taxa de abertura, hein? 

2. Abandono de carrinho

O temível abandono de carrinho é uma prática muito comum, e em 2017 ele chegou a representar 82% dos brasileiros! Esse comportamento costuma acompanhar as taxas elevadas de falhas internas, falta de confiança e meios ultrapassados de captação e vendas.

Este modelo, quando usado corretamente, lembra o usuário do abandono, proporciona uma comunicação direta com o consumidor e proporciona novas alternativas de recuperação.

Dica: neste modelo de e-mail transmita confiança e disposição em ajudar o consumidor a resolver qualquer intervenção. 

3. Campanhas promocionais:

Nesse modelo, é importante reforçar na descrição os benefícios, a inovação e a qualidade dos produtos ou serviços promovidos. O e-mail marketing promocional costuma ser um dos grandes responsáveis pelo aumento de vendas on-line. 

Para as campanhas, você deve transmitir visualmente o quão incrível é aquela oportunidade! Ele precisa vender uma ideia, com um título/assunto atrativo e que instigue curiosidade, e ter um botão CTA (Call to Action ou Chamada para a Ação) na qual o usuário é levado a continuar a jornada em seu blog, site ou e-commerce. 

4. Cross sell e Up sell (o quê?)

Calma, calma. Nós te explicamos: 

Cross Sell é uma oportunidade de oferecer exclusividades ao seu cliente, como por exemplo, produtos que irão complementar o produto da compra inicial.

Up Sell é uma estratégia que oferece um upgrade o produto ou serviço oferecido para o consumidor, incentivando-o a fazer uma melhor aquisição e de maior valor.

5. Pós-vendas

Muitas vezes esse modelo é esquecido nas estratégias, mas saiba que manter um cliente custa mais barato do que conquistar um novo cliente! Esse modelo de e-mail marketing visa manter o relacionamento com o consumidor após a compra, ele ajuda a fortalecer a confiança do usuário com o seu negócio. É através dele que você pode obter um retorno sobre o produto/serviço e uma avaliação
— “O que achou do produto?”! 

Outras estratégias de automação de marketing incluem e-mails baseados na recompra, newsletters e aniversários, datas comemorativas e cupons promocionais! Tudo depende do objetivo e estratégia.

Não sabe por onde começar? A KWB Comunicação conta com um time exponencial cheio de energia e vontade de fazer acontecer! Entre em contato com a gente e conheça quais as melhores estratégias para o seu negócio!



Outras estratégias de automação de marketing incluem e-mails baseados na recompra, newsletters e aniversários, datas comemorativas e cupons promocionais. Tudo depende do objetivo e da estratégia!

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Por: Luciana Bagátolli


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