Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em vigor e o tempo das pessoas se tornando cada vez mais precioso, muitas empresas se perguntam se o e-mail marketing ainda tem relevância como canal de comunicação do seu e-commerce. Sem muita enrolação, a resposta é: SIM, ele é relevante, mas para obter resultados é primordial que você saiba quais as boas práticas e especialmente o que não fazer!
O e-mail é um dos pilares do marketing de atração (Inbound), que nada mais é do que um conjunto de ações e estratégias desenvolvidas para atrair e converter clientes. Essa ferramenta tem um papel decisivo no engajamento e costuma ser o fio condutor na construção de relacionamento com o cliente ou visitante.
Vamos às estatísticas:
Segundo um levantamento feito pela Statista em 2021, o Brasil ocupa a oitava posição de país que mais envia e-mails no mundo, com nada mais nada menos do que 8,32 bilhões de e-mails enviados por dia. Sim, você leu certo: 8,32 BILHÕES POR DIA — e essa mesma pesquisa mostrou ainda que o e-mail marketing é o melhor canal para vender e anunciar produtos.
Ainda falando em pesquisas, segundo a HotSpot, o e-mail marketing possui uma boa taxa de engajamento, onde 77% das empresas entrevistadas afirmaram que viram seus níveis de cliques aumentarem durante a pandemia — afirmando ainda que enviam no máximo dois e-mails por semana para os clientes.
Você sabe qual o e-mail mais aberto pelos clientes? O de boas-vindas! Sim, oito em cada dez clientes abrem o primeiro e-mail que recebem do e-commerce, afinal é ali que começa o relacionamento entre marca e cliente. A pesquisa da GetResponse indica que a taxa de abertura de e-mails de boas-vindas é quatro vezes maior do que a taxa de abertura de e-mails tradicionais.
E para os fãs de emojis, saiba que e-mails com emoji no assunto possuem uma taxa de abertura 56% maior do que títulos sem emoji. Embora a prática seja um pouco polêmica, alguns achem pouco profissional e outros não se importem, os emojis adicionados ao assunto do e-mail marketing apresentaram grandes diferenças nos resultados! Em pesquisas, a CRM Lab descobriu que 44% das pessoas preferem comprar produtos que são anunciados com emojis. Por essa você não esperava, não é mesmo?
Mas vamos ao que interessa...
Como o e-mail marketing contribui com as vendas?
Como você pôde ver, as estatísticas não mentem: o e-mail marketing é sim uma poderosa ferramenta de vendas! A ferramenta possibilita um melhor relacionamento com seu público, facilita a divulgação de novos produtos e promoções e ainda possibilita a fidelização de clientes no pós-venda.
Como montar um e-mail marketing assertivo?
Antes de mais nada, é preciso ter um objetivo em mente! Cada e-mail deve ser pensado de acordo com o planejamento estabelecido para seu e-commerce. Para ajudá-lo(a), separamos os cinco modelos mais comuns de e-mail marketing:
1. Boas-vindas
Aqui não tem fórmula mágica! É na cordialidade que você ganha o coração do lead. O e-mail marketing de boas-vindas serve para começar o relacionamento com o possível cliente/consumidor. Agradeça o usuário pela inscrição e, se necessário, explique o fluxo dos seus conteúdos.
A expressão “a primeira impressão é a que fica” cabe bem a este conteúdo, reafirme a segurança dos dados cadastrados (alô, LGPD) e transmita a felicidade que é tê-lo em sua base de contatos.
Lembre-se que esse modelo é o que possui maior taxa de abertura, hein?
2. Abandono de carrinho
O temível abandono de carrinho é uma prática muito comum, e em 2017 ele chegou a representar 82% dos brasileiros! Esse comportamento costuma acompanhar as taxas elevadas de falhas internas, falta de confiança e meios ultrapassados de captação e vendas.
Este modelo, quando usado corretamente, lembra o usuário do abandono, proporciona uma comunicação direta com o consumidor e proporciona novas alternativas de recuperação.
Dica: neste modelo de e-mail transmita confiança e disposição em ajudar o consumidor a resolver qualquer intervenção.
3. Campanhas promocionais:
Nesse modelo, é importante reforçar na descrição os benefícios, a inovação e a qualidade dos produtos ou serviços promovidos. O e-mail marketing promocional costuma ser um dos grandes responsáveis pelo aumento de vendas on-line.
Para as campanhas, você deve transmitir visualmente o quão incrível é aquela oportunidade! Ele precisa vender uma ideia, com um título/assunto atrativo e que instigue curiosidade, e ter um botão CTA (Call to Action ou Chamada para a Ação) na qual o usuário é levado a continuar a jornada em seu blog, site ou e-commerce.
4. Cross sell e Up sell (o quê?)
Calma, calma. Nós te explicamos:
Cross Sell é uma oportunidade de oferecer exclusividades ao seu cliente, como por exemplo, produtos que irão complementar o produto da compra inicial.
Up Sell é uma estratégia que oferece um upgrade o produto ou serviço oferecido para o consumidor, incentivando-o a fazer uma melhor aquisição e de maior valor.
5. Pós-vendas
Muitas vezes esse modelo é esquecido nas estratégias, mas saiba que manter um cliente custa mais barato do que conquistar um novo cliente! Esse modelo de e-mail marketing visa manter o relacionamento com o consumidor após a compra, ele ajuda a fortalecer a confiança do usuário com o seu negócio. É através dele que você pode obter um retorno sobre o produto/serviço e uma avaliação
— “O que achou do produto?”!
Outras estratégias de automação de marketing incluem e-mails baseados na recompra, newsletters e aniversários, datas comemorativas e cupons promocionais! Tudo depende do objetivo e estratégia.
Não sabe por onde começar? A KWB Comunicação conta com um time exponencial cheio de energia e vontade de fazer acontecer! Entre em contato com a gente e conheça quais as melhores estratégias para o seu negócio!
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