Em nosso blog estamos sempre compartilhando as últimas novidades e atualizações sobre tudo o que envolve o mundo dos negócios, marketing, publicidade e estratégias. O conteúdo de hoje é sobre marketing conversacional: você descobrirá como ele pode ajudar sua empresa a gerar mais vendas!
Esse tema tem tudo a ver com a matéria que escrevemos sobre “ChatGPT”, onde contamos tudo sobre esse software avançado que responde a dados e formula respostas contextualizadas em texto. Aliás, se você ainda não conferiu, dê uma espiada lá no blog — não vai se arrepender!
Voltando ao assunto de hoje, você sabe do que se trata o marketing conversacional? Como o nome sugere, está ligado à ação de converter os leads. De forma bem simples, seria usar estratégias que unam o atendimento com vendas e marketing, agilizando assim o ciclo de vendas. Isso é feito através de conversas automatizadas em tempo real. Fique tranquilo, vamos trazer mais detalhes à frente. Continue com a gente e boa leitura!
As empresas que gostariam de saber mais sobre seus clientes e oferecer uma experiência de compra mais personalizada podem recorrer ao marketing conversacional, já que ele possibilita uma conversa mais próxima com o público e, através do WhatsApp, imediata. O uso de chatbots com inteligência artificial tornou ainda mais possível oferecer essa experiência única.
O marketing conversacional entra para estreitar a conversa com os leads, através da captação do máximo de informações — é isso que possibilitará a personalização do contato.
Nesse tipo de marketing, o consumidor tem como um dos benefícios a resposta sem precisar esperar, pois os fluxos de comunicação são programados com antecedência para fazer o atendimento a qualquer momento, e isso com certeza ganha ainda mais pontos com o consumidor!
Dito isso, podemos resumir que o objetivo do marketing conversacional é aprimorar a comunicação com leads e clientes.
Além do WhatsApp, você pode aplicar o marketing conversacional em outros canais, como o Facebook Messenger, Telegram, chatbot no site e até mesmo por e-mail, já que está nas estratégias de vendas e na automatização de mensagens. Entre as vantagens em adotar as estratégias do marketing conversacional podemos destacar a agilidade na resposta e a economia de recursos.
E como mencionamos, o cliente terá uma experiência ainda mais diferenciada, já que poderá tirar suas dúvidas a qualquer hora do dia — com os chatbots o consumidor tem acesso 24h, todos os dias da semana! Isso sem mencionar que a linguagem será personalizada, adaptada a cada público-alvo.
Natura: a marca criou uma assistente virtual muito simpática, a Nat. Com ela, os clientes podem solicitar segundas vias de boletos, acompanhar os status dos seus pedidos e até mesmo iniciar o processo de renegociação de dívidas. Tudo isso através do uso de inteligência artificial! A Nat ganhou o público com a empatia e conseguiu mudar essa ideia de atendimento robotizado.
Bradesco: os bancos sempre são burocráticos e tediosos, certo? Errado! A estratégia do Bradesco foi mudar isso com a querida Bia, sua assistente virtual. Ela usa uma linguagem jovial e moderna, descomplicando as questões relacionadas ao suporte bancário. Com a ajuda da Bia os clientes podem fazer a abertura de chamados simples, tirar dúvidas e saber mais sobre os serviços.
Duolingo: o app é mais um exemplo de sucesso do uso de chatbots. O Duolingo consegue incentivar o aprendizado de idiomas de forma simples e descontraída, com exercícios que o usuário precisa realizar para ganhar pontos, experiência e, então, passar de nível.
Deixamos claro que o chatbot é uma excelente estratégia para aprimorar e aproximar-se do seu cliente, mas vale ressaltar que também pode ajudar e muito a gerar mais vendas para sua empresa! Para isso, é preciso pensar estrategicamente. É aí que entram os KWBebianos! Contamos com expertise em diferentes áreas, aliando planejamento e um profundo conhecimento em marketing digital.
Nossa equipe alia estratégias de comunicação, conquistando, engajando e surpreendendo em tudo — tanto em estratégias on-line como off-line. Nós usamos a tecnologia como ferramenta e aliamos a ações que buscam a qualidade e a eficiência, tanto no atendimento como no relacionamento com o cliente. Afinal, para que o marketing conversacional traga resultados é preciso saber utilizar as estratégias certas, convertendo os visitantes do seu site, por exemplo, e levando-os para uma conversa no WhatsApp — porque é no WhatsApp Business que sua empresa poderá interagir com mais proximidade com o público.
Conte com a KWB, a sua agência de comunicação que traz resultados exponenciais para o seu negócio! Entre em contato com nossa equipe e conheça mais sobre os nossos serviços.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo, até a próxima!