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Otimização de sites: dicas para transformar visitantes em leads

Postado em 18/10/2023

Você já ouviu falar em leads qualificados? Basicamente é transformar não apenas quem visita o seu site, mas também quem interage, em um potencial cliente. Para isso, é preciso trabalhar com estratégias de otimização do site. Podemos dizer que no cenário de marketing digital atrair leads é fundamental, já que traz diversas vantagens, como diminuição no ciclo de vendas e aumento da taxa de conversão. No conteúdo de hoje, nós vamos explorar algumas dessas estratégias mencionadas, que vão ajudar você a impulsionar o seu negócio. Antes de tudo, vamos entender um pouco mais a fundo o que são leads.

Todo visitante que chega ao site e deixa alguma informação de contato é considerado um lead, mas nem todos os leads são qualificados. 

Um lead qualificado é um potencial consumidor. Isso quer dizer que aquele contato apresenta características potenciais para ser um cliente da empresa. Nesse aspecto, podem existir diferentes fatores de qualificação, como: segmento de atuação da empresa, porte financeiro, demonstração de interesse de compra, entre outros. 

No processo de qualificação de leads, que começa no topo do funil de vendas, existem estratégias que farão um filtro para identificar os potenciais consumidores. Essas estratégias conduzirão o visitante a gerar ações que irão qualificá-lo ou não.

Basicamente, o lead qualificado é aquele que tem o perfil certo para o seu produto ou serviço e demonstra forte interesse em fechar negócio com a sua empresa, mas para isso é preciso traçar o que significa um lead qualificado para seu negócio, só assim você conseguirá utilizar as estratégias certas e garantir a venda de forma assertiva para você e seu consumidor! 


Por que otimizar meu site?

A otimização de sites pode aumentar a visibilidade da sua página, além de contribuir para a captação do lead. Esse primeiro passo é fundamental e prova que apenas um conteúdo bem-estruturado não é o suficiente. É preciso incentivar interações.

Nessa hora, tanto o design quanto o conteúdo atuam na atração desses leads. Como? Quando o visitante encontra um site fácil de navegar, visualmente atraente e com um conteúdo rico que responde às suas perguntas, ele tende a explorar a página e, eventualmente, realizar uma ação desejada — seja se inscrevendo nas suas news, realizando compras ou entrando em contato.  

É aí que entra a otimização de sites, um conjunto de estratégias para aprimorar a experiência do visitante no site, incluindo o SEO e a otimização para motores de busca — que veremos mais adiante —, oferecendo uma navegação personalizada e gerando a conversão em leads. 

Outras vantagens da otimização de site são:

  • Geram aumento de ROI, Return on Investment, com tradução livre para “Retorno Sobre o Investimento”. O ROI é uma métrica superimportante no marketing digital e permite saber quanto a empresa ganhou com os investimentos feitos;

  • Melhora do reconhecimento de marca;

  • Construção de confiança com o público-alvo.

Agora que você entendeu um pouco sobre a importância da otimização de sites, entenda mais sobre as estratégias para a geração de leads qualificados.


Como gerar leads qualificados?

Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas para gerar leads qualificados no seu site, e a primeira delas — e muito importante — é conhecer seu público-alvo para ter claro quem são as personas que consomem o seu conteúdo. Por que isso é fundamental? Porque cada elemento em uma página web deve ser projetado para atrair e engajar o público certo. Entenda as estratégias que podem ser usadas para atrair mais leads para sua marca:

Conteúdos direcionados por personas:

Que um conteúdo deve ser rico não é mais novidade. Porém, é um assunto que merece sim grande reforço e não poderia, de forma alguma, ficar de fora das nossas estratégias.   

A etapa da criação de conteúdo é extremamente importante para se aproximar do seu público e, consequentemente, aumentar o engajamento. Ao criar conteúdo que verdadeiramente ressoa com seu público-alvo, você não apenas aumenta o engajamento em seu site, mas também cria uma base sólida para a geração de leads qualificados, que estão genuinamente interessados no que sua marca tem a oferecer.

Depois de ter claro quem é o seu target, as personas e suas necessidades, o conteúdo deve ser construído pensando nesses públicos. Uma forma de fazer isso é identificar as preocupações mais comuns entre eles. Outra ação que pode ser feita é criar conteúdos personalizados para cada etapa da jornada de compra. Tendo conhecimento do comportamento da sua persona, você pode oferecer promoções, vantagens e ofertas que realmente incentivem a conversão.

Experiência do usuário (User Experience — UX):

O design de um site vai além da estética, uma navegação intuitiva é fundamental para garantir que seus visitantes tenham uma experiência positiva, tornando-se mais propícios de se tornarem leads qualificados e, acima de tudo, realizarem a ação desejada. 

Para uma navegação intuitiva, seja claro e simples, um layout limpo e de estrutura clara permite que os usuários encontrem com mais facilidade o que estão procurando. Destaque CTAs e ofertas, deixe os links claros e visíveis de forma lógica e objetiva e, por fim, garanta que os usuários saibam onde estão, destacando o menu “página atual”. 

Além de uma navegação intuitiva, atente-se à adaptabilidade em diferentes dispositivos — de telas de desktops até smartphones e tablets — e à velocidade de carregamento, otimizar imagens e scripts garante que a página carregue mais rapidamente. Elementos como botões e links devem ser facilmente clicáveis e testados regularmente, para garantir a melhor experiência em diferentes navegadores.

Um site bem-desenvolvido garante uma experiência superior e aumenta a probabilidade de visitantes se tornarem leads qualificados, pois estão mais propensos a engajar com um site fácil de utilizar e acessível em qualquer dispositivo.

Chamadas para ação (Call To Action — CTA):

CTAs eficazes, ou seja, as chamadas à ação, são fundamentais para um site realizar a conversão de leads. Além de ter um conteúdo atrativo, como vimos, você precisa instigar o visitante a uma ação. 

Confira alguns dos CTAs que podem ser usados:

- Clique e confira: gatilho mental com senso de urgência;

- Teste grátis: conduz a experimentar um serviço de forma gratuita;

- Visite o site: um dos mais usados. É interessante oferecer uma oferta ou desconto;

- Eu quero: aqui pode ser trabalhada a conversão de personas diferentes, quando colocadas duas opções lado a lado.

Como saber qual o melhor CTA para usar no seu site? Testando e testando! Use a criatividade para aplicar chamadas que façam sentido com o contexto que você está apresentando e, principalmente, que sejam simples e diretas. Além disso, é imprescindível pensar no contraste de cores, no posicionamento estratégico do CTA no site e em uma forma que seja facilmente notado.

Pense que, em alguns casos, o seu site é o lugar para que a conversão aconteça, então é importante que haja formas estratégicas que incentivem a interação. 

Otimização para motores de busca (SEO):

Você já se perguntou por que o seu concorrente aparece no topo das pesquisas do Google? Isso acontece por conta do ranking do SEO (Search Engine Optimization), “otimização para motores de busca” em tradução livre. As estratégias usadas no SEO fazem com que o site tenha mais visibilidade nos resultados orgânicos (não pagos) dos motores de busca.

Outras formas de otimizar o conteúdo na sua página são: adicionar palavras-chave nos títulos das páginas; integrar palavras-chave relevantes; escolher bem as imagens que vão complementar o conteúdo; e colocar links internos e externos. 

Pense na qualidade do seu conteúdo: fuja de materiais rasos, o seu cliente não quer ver mais do mesmo. Por isso, ofereça um material aprofundado sobre o tema que você está apresentando, com argumentos que tenham um propósito e valor ao leitor. Um conteúdo bem-estruturado também pode ser uma ótima ferramenta para a geração de leads, já que pode ser trocado por informações de contato.


Como uma agência de comunicação pode me ajudar na otimização de sites?

Uma agência de comunicação oferece todo o suporte necessário para otimizar o seu site e, consequentemente, aumentar a geração de leads. Por exemplo, com um conteúdo rico, desenvolvido por uma equipe especializada em estratégias de Inbound Marketing, é possível apresentar no site textos mais assertivos  de acordo com a etapa do funil de vendas. 

Além do conteúdo, uma agência pensará na forma de integrar diferentes ferramentas e estratégias para alcançar os melhores resultados para a sua marca.

Na KWB, contamos com uma equipe forte em marketing digital, com expertise em:

- Inbound Marketing

- E-mail marketing

- Geração de conteúdos

- Google ADS

- Google Analytics

- SEO


Vamos pensar juntos? Entre em contato com nossa equipe e descubra como podemos alcançar resultados exponenciais ao seu negócio!




Por: Luciana Bagátolli


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