Quando falamos sobre Pinterest para marcas, as pessoas não costumam fazer uma associação rápida de como utilizar a plataforma para gerar marketing de conteúdo. “O Pinterest não é aquela rede de fotos bonitas?” Também. Mas saiba que as imagens bonitas são apenas o topo do iceberg e que a estratégia de uma agência de comunicação nessa rede é muito mais profunda.
Preparado(a) para aprender como utilizar o Pinterest no seu negócio?
O que é o Pinterest?
Como agência de publicidade, nós admitimos: o Pinterest é sim uma vasta fonte de conhecimento e inspiração, basta saber usá-lo! Para os menos familiarizados com a plataforma, a gente explica — ou melhor, o próprio blog do Pinterest explica:
Com mais de 430 milhões de usuários ativos no Planeta, o Pinterest vai além de um buscador de referências de moda, beleza, estilo e decoração. A rede social funciona como um quadro de inspirações, nela é possível publicar imagens — os chamados “pins” —, salvá-las ou “piná-las” e organizar esses “pins” em pastas — também chamados de quadros, os boards.
O princípio da rede é você salvar imagens para ter como referência mais tarde, porém, em seu acervo as imagens são muito bem trabalhadas e o vício dos usuários é colecioná-las.
Só no Brasil são cerca de 37 milhões de pessoas usando a rede social e 75% delas valorizam a positividade da plataforma — não tem hater! Conheça as principais categorias de público:
Você sabia que dois terços (⅔) da plataforma são alimentados por marcas? Pois é, e outro dado interessante é de que 98% das pessoas que usam o Pinterest testam algo novo após a pesquisa.
Por que minha marca deve estar no Pinterest?
Porque em meio a esse vício você cria inúmeras oportunidades para divulgar e vender seu produto ou serviço! A partir das publicações — os “pins” — é possível atrair tráfego para o site da empresa, comunicar seu negócio e até mesmo fechar vendas. A maioria dos segmentos tem bons resultados a partir da plataforma.
Um case de sucesso disponível no "Newsroom" do site do Pinterest é a empresa SlowDeco. A empresa de móveis de Valência (Espanha) tem como objetivo levar o design escandinavo para os clientes do Mediterrâneo. Segundo os fundadores, Alicia Martínez Calvo e Pablo Esteban Risco, o tráfego do site da empresa aumentou em 70% com o uso da plataforma.
A gente não aguenta a emoção e sai logo dando dicas de como fazer isso! Vamos nessa?
Dica 1: planejamento
Como qualquer estratégia, é importante ter as intenções definidas antes de começar, pois é isso que vai garantir que seu perfil realmente traga retorno para o negócio — gerar tráfego pago e aumentar a venda dos produtos são alguns exemplos de objetivo para o seu Pinterest.
Além do objetivo, é indispensável conhecer seu público-alvo para definir quais assuntos serão abordados e quais publicações serão feitas. Nossa sugestão é criar um cronograma ou calendário de publicações, a fim de manter a rede sempre alimentada.
Outras questões importantes também precisam ser definidas, como: Quem será o responsável pela criação, publicação e mensuração do conteúdo? Preciso de mais alguma ferramenta?
SPOILER: a KWB pode te ajudar com isso!
Dica 2: crie uma conta comercial
Caso não tenha uma conta ou tenha um perfil comum, saiba que o Pinterest (assim como o Facebook e o Instagram) oferece a opção de criar um perfil para negócios.
Se você já tem uma conta, saiba que é possível transformá-la em um perfil comercial — mas hoje vamos considerar que estamos criando uma do zero, ok?
1. Faça o cadastro completo: nome, site, país, idioma, e não esqueça o logo, para facilitar a identificação;
2. Descreva sua empresa: selecione o foco da sua marca, objetivos e categoria do negócio (vale lembrar que é possível alterá-los nas configurações, caso deseje);
3. Acesse o menu “acesso para empresas” e complete as funcionalidades e configurações de anúncios.
Dica 3: conteúdo otimizado
O Pinterest é uma rede social muito visual, por isso na hora de criar os seus “pins” é importante escolher imagens em alta qualidade e na vertical, para se destacar no feed dos usuários — a plataforma indica a proporção 2:3, por exemplo: 1000 x 1500 pixels.
Ao criar o “pin” você pode adicionar um título, uma descrição (texto alternativo) e um link de destino — e para a alegria dos social medias de plantão, dá pra programar publicações!
Dicas da dica:
- A descrição é especialmente estratégica, pois deve descrever de maneira objetiva o “pin”, com informações relevantes e que chamem a atenção dos usuários.
- Na gora de publicar, você consegue criar uma pasta com hashtags clicáveis!
- Lembre-se de incluir palavras-chave no título.
Dica 4: explorando diferentes formatos
Em contas para negócios é possível utilizar o formato “Idea Pin”, que serve para adicionar diversas imagens a um só “pin”. O formato é uma boa estratégia para publicar tutoriais, receitas, coleções de produtos ou então contar uma história mais completa — funciona como um carrossel no Instagram.
O “Rich Pin” é outra possibilidade! A ferramenta sincroniza informações automaticamente a partir do seu site — sendo extremamente útil para produtos que têm o preço alterado, por exemplo. Com os “Rich Pins” o usuário pode ver a foto do produto e comprá-la sem precisar sair da rede social.
Lembre-se que quanto menos cliques o seu consumidor der, maiores as chances de fechar negócio!
Dica 5: siga outros perfis e divulgue o seu
Seguir outras empresas ou usuários no Pinterest pode trazer referências interessantes para o seu negócio, eles podem gerar insights diferentes e quem sabe inspirar uma nova estratégia… Insira termos de interesse nas buscas e salve o que achar relevante!
Outra coisa importante é divulgar que seu negócio está na plataforma! Assim como utilizamos o ícone do Instagram e do Facebook, é hora de colocar o Pinterest para jogo!
Dica 6: crie anúncios
No Pinterest você também pode turbinar o alcance das suas publicações com a opção “patrocinar pins”, sempre de maneira bem segmentada e mensurável, usando o Pinterest Ads.
Dica 7: analise seus resultados
O Pinterest Analytics é a seção de resultados da plataforma. É aqui que você visualiza métricas diversas, como impressões, cliques nos links, engajamento e outros, podendo filtrar por período de atuação, dispositivo usado pelo usuário e formato de conteúdo.
A ferramenta é perfeita para conhecer melhor o seu público dentro da rede social, pois é possível analisar dados como idade, gênero, localização e dispositivos.
PLUS: na ferramenta Conversion Insights você pode medir o impacto total do desempenho orgânico em um único painel (disponível para anunciantes).
Dica 8: mantenha-se ativo
Como qualquer outra rede social, a regra de ouro é: constância! Não publique e abandone o perfil, atualize-o semanalmente e implemente melhorias para alavancar seus resultados!
Curtiu as dicas? É hora de colocar a mão na massa! Se você precisar de ajuda com o Pinterest, a KWB Comunicação está há 29 anos no mercado de comunicação e conta com uma equipe expert no assunto! Além da produção de conteúdo, contamos com um setor especializado em estratégias digitais para fazer o gerenciamento do perfil!
Para fazer um orçamento é só entrar em contato. Até a próxima!