BLOG

Planejamento de comunicação: dicas para seu negócio em 2022!

Postado em 01/10/2021

Alguém aí disse férias? Acredite ou não, já estamos em outubro e na contagem regressiva para as férias! É o momento ideal para realizar o planejamento de comunicação da sua empresa e organizar tudo o que é preciso antes de poder, finalmente, esticar as pernas e relaxar!

O planejamento de comunicação é fundamental para o posicionamento e o reconhecimento da sua empresa, além de ser uma forma de conseguir aproveitar as oportunidades ao longo do ano. Digamos que será o “norte” para as suas estratégias em 2022 e envolverá ações alinhadas entre si para alcançar os objetivos do seu negócio.

Além de dar esse direcionamento para alcançar os objetivos determinados, o plano de comunicação traz diversos benefícios à empresa, como:

- Aumento de previsibilidade: isso porque no plano haverá um cronograma de ações, que servirá como guia;

- Ajuda a organizar a rotina: com o planejamento você poderá acompanhar tudo o que está sendo feito e o que ainda é preciso realizar;

- Você conhece mais seu público: para o planejamento de comunicação é necessário um estudo de mercado, e isso permitirá que você saiba mais sobre o target.

Agora que você entendeu a importância do planejamento de comunicação e conheceu alguns dos benefícios, confira algumas dicas de ouro que trouxemos para você realizar um que seja eficiente:


Estude o mercado

O primeiro passo é estudar e entender o cenário atual do mercado e da sua empresa. Nessa etapa, é preciso analisar as situações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas – aspectos que podem afetar sua empresa. No estudo de mercado, você também poderá ter um panorama geral do seu público, compreendendo melhor suas necessidades, além de descobrir tendências que podem ser muito interessantes para inovar no seu negócio.


Tenha claro os objetivos da sua empresa

A comunicação da empresa precisa estar de acordo com a identidade, o posicionamento e também com os objetivos. É preciso focar primeiro em quais resultados você quer alcançar, para daí sim se dedicar a um plano de ação.


Defina os conteúdos que serão usados

Uma etapa importantíssima é a definição dos tipos de conteúdo que serão utilizados. Escolha os temas, formatos e canais de comunicação que gerarão engajamento e interação com seu público. Com base no que seu consumidor consome também é possível determinar qual será a melhor linguagem para a comunicação.

Essas são apenas algumas dicas que podem dar a você um direcionamento no desenvolvimento de um plano de comunicação. Fique tranquilo, nossa equipe pode dar todo o suporte que você precisar para desenvolver um plano efetivo, que traga os resultados que você busca.

Leve o efeito disrupção para o seu negócio: realize o planejamento de comunicação de 2022 com a KWB!


Compartilhe:

Mais Notícias