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TikTok para empresas: sua marca deve estar na plataforma?

Postado em 14/07/2023

Já faz tempo que o TikTok deixou de ser um app de dancinhas e passou a ser uma grande ferramenta para negócios! Seu crescimento exponencial transformou a rede social em uma excelente plataforma para vender seus produtos e serviços, ou até deixar sua marca mais conhecida, de forma inteligente e prática. É hora de contar com a sua agência de comunicação preferida para saber se esse app é para a sua marca! Go, go, go!

O TikTok é uma plataforma focada em vídeos entre 15 e 60 segundos, podendo ultrapassar os 5 minutos, mas que, em geral, usa o humor para criar conexões. Desenvolvido na China pela empresa ByteDance, o aplicativo oferece ao usuário diversas ferramentas para gravação, edição e personalização dos seus conteúdos, incluindo filtros e trilha sonora.


Para quem não acredita na exponencialidade dessa rede social, saiba que o TikTok já ultrapassou nada mais, nada menos do que a marca de 1 bilhão de downloads! 


Para as empresas, a plataforma conta com o TikTok For Business, um espaço exclusivo voltado para quem deseja anunciar de forma simples. Nesse espaço, você seleciona seu objetivo, orçamento, segmentação e outras configurações que garantem o sucesso do seu anúncio. 


Entre os destaques nos resultados e vantagens do app, o público muito bem-segmentado e um algoritmo extremamente eficiente são os grandes diferenciais. De maneira geral, o público do TikTok ainda é bastante jovem, devido ao tipo de conteúdo que é produzido dentro da plataforma — cerca de 41% dos usuários têm entre 16 e 24 anos, mas isso não impede que você use a ferramenta para públicos mais velhos, hein?


Vale lembrar também que o TikTok é uma grande vitrine para a descoberta de produtos, serviços e marcas — a plataforma tem se tornado um verdadeiro buscador, abrindo competição até com o Google. O algoritmo do app também funciona de forma diferente das outras redes sociais, pois prioriza a entrega de vídeos de usuários que você não segue — tornando a chance de viralização enorme, pois o TikTok entrega todos os clipes e não só os que estão em alta.

Com um algoritmo diferenciado, um público bem-definido e um número astronômico de usuários, o TikTok definitivamente é uma plataforma para estar no radar da sua empresa! 


O que é visto no Feed é entregue a partir de novas contas que o usuário segue — além de hashtags, efeitos sonoros e tendências pesquisadas pelo mesmo. O que muda entre outras redes sociais é justamente um fator: engajamento não é determinante para a entrega, ou seja, maiores chances de o seu conteúdo cair no Feed do seu público-alvo.


Com isso, muitas marcas têm investido em marketing de influência ou criadores de conteúdo, afinal, com personalidades digitais recomendando produtos em seus vídeos, sua marca passa a ter visibilidade e autoridade no assunto. Observação importante: na hora de selecionar o criador de conteúdo ou influencer, certifique-se de que ele tenha a ver com a essência do seu negócio para obter ainda mais sucesso!

E aí, KWB? Meu negócio deveria estar na rede social? A resposta é: SIM! Todas as marcas têm espaço dentro da plataforma! Mas é essencial entender a forma como seu público está presente nesse universo e qual a maneira correta de utilizar essa rede social para impactar o seu público-alvo.


Basicamente, você precisa ter a estratégia certa e encontrar o seu espaço dentro do TikTok, uma comunidade que tenha a ver com sua marca, seu segmento e propósito. Estudar o seu meio é essencial para garantir assertividade! 

Um estudo da Opinion Box indicou que 39% das pessoas já compraram um produto ou contrataram algum serviço indicado por alguém no TikTok e, ainda, segundo dados do próprio TikTok, 49% dos usuários dizem que a plataforma ajuda a descobrir coisas novas.


Outra questão importante a se considerar são as tendências: o conteúdo faz sentido para a sua marca? Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 70% das pessoas concordam que o conteúdo das empresas deve ser mais útil do que interessante. 


As marcas precisam entrar nessa plataforma com a mentalidade de criadora de entretenimento! É essencial criar um espaço que permita a construção de conversa autêntica com a sua comunidade, mas como? Através de conteúdos que estejam alinhados com os interesses dos consumidores, sempre com leveza e criatividade!

Ainda está na dúvida? Realize uma pesquisa de mercado para entender melhor o seu consumidor ou então conte com a ajuda de uma agência de comunicação para ajudá-lo(a). Rever suas estratégias de marketing digital e corrigir a rota caso necessário é essencial para bons resultados! 

Se você já reavaliou e achou que é hora de colocar sua marca no TikTok, separamos algumas dicas para ajudá-lo(a) nessa jornada:


1. Estabeleça conexões autênticas e que tenham a ver com a essência, valores e interesses do seu negócio;


2. Aproveite a plataforma para fazer vídeos da sua rotina ou de bastidores, isso ajuda a criar proximidade com o público;


3. Parcerias com influenciadores e criadores de conteúdo são uma ótima forma de expandir o conhecimento de marca, mas lembre-se de que essa pessoa irá representar o seu negócio, então escolha sabiamente;


4. Crie conteúdos leves, divertidos e inspiradores, é isso que irá reter a atenção do público nessa plataforma;


5. Aproveite o poder das tendências, mas sempre de forma conectada com a sua marca, hein?


Se com essas dicas você ainda achar difícil gerenciar uma conta ou se ainda tem dúvidas se o seu negócio tem perfil ou não para estar na plataforma, saiba que uma agência de publicidade pode ajudar! 


A KWB conta com mais de 29 anos de experiência e nossa equipe exponencial pode ajudá-lo(a) com o gerenciamento das redes sociais do seu negócio, incluindo o TikTok. Entre em contato para saber mais e até a próxima!




Por: Luciana Bagátolli


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