BLOG

Videocast e seu poder de gerar conversas autênticas para marcas!

Postado em 10/04/2023


Começamos o blog de hoje com um desafio! Essa agência de comunicação aposta que em suas redes sociais, seja Facebook, Instagram, TikTok ou Shorts do YouTube, você certamente já se deparou com cortes de um podcast de vídeo! Os trechos, chamados de videocasts, tomaram conta das plataformas e viralizam com frequência. Mas é possível utilizar o formato como parte da comunicação da minha marca? 


Vamos descobrir… 


O que é um videocast?

O videocast é semelhante ao podcast e, na prática, apenas o formato diferencia os dois tipos de conteúdo. Videocast vem de Vodcast, que é a abreviação de "Video-On-Demand-Cast" — o podcast em vídeo, não é mesmo?


A ideia é o público não apenas ouvir a gravação, mas também assisti-la, tornando a experiência mais completa, já que é possível captar as reações e expressões dos participantes — imersão total no conteúdo! 


Para os menos familiarizados com o assunto, o podcast é como escutar rádio, porém, o conteúdo é sob demanda e pode ser ouvido quando e onde você quiser através dos streamings, como Spotify, WeCast, Apple Podcasts e outras plataformas. Esse formato tem alta potência de comunicação e informação, e você pode ter criatividade exponencial para desenvolvê-lo — afinal, os temas são variados e na terra da internet você encontra desde bate-papos educativos até teorias malucas e histórias de terror! 



Mas quais as vantagens dos videocasts para as marcas? 

Existem inúmeras vantagens, dependendo da estratégia escolhida pela sua marca na hora de fazer um videocast, mas, para convencê-lo de que é uma opção viável, separamos as cinco principais: 


1. Construção de um relacionamento com o consumidor;

2. Consolidação da personalidade da marca;

3. Acessibilidade;

4. Inovação e adaptação aos novos comportamentos do público-alvo;

5. Fidelização e atração de clientes em potencial.


Como usar esse formato de mídia para conversar com seu público?

Seja você uma agência de publicidade, um profissional de marketing ou apenas um curioso sobre o assunto, uma coisa é fato: estamos na era do conteúdo! Por isso, a melhor forma de conversar com seu público é gerando conteúdo relevante sobre sua marca, produtos e/ou serviços. 


MAS, mais importante do que isso é gerar conteúdos que se multipliquem — uma ótima estratégia para nunca faltar post! O videocast é um desses formatos versáteis e que permitem reaproveitamento máximo. Como?


- O videocast pode se tornar um podcast, basta extrair o áudio e replicá-lo em outras plataformas;

- Aproveite a tendência dos vídeos curtos e utilize cortes que possam se tornar virais nas principais redes sociais;

- Que tal abrir espaço para os consumidores do conteúdo interagirem? 


Para entrar no mundo dos videocasts, você pode inserir sua marca em canais já existentes ou criar um canal exclusivo para o seu negócio. Vamos mais a fundo… 


Videocast existente:

Como sabemos, no Brasil existem grandes canais, como PodPah, PodDelas, DiaCast e outros, e para a sua marca aparecer nesse grande canal é possível se tornar patrocinador oficial. Separamos as quatro formas mais comuns: 


→ Menção: quando os apresentadores mencionam a marca ao longo do videocast com tempo pré-estipulado e colocação estratégica dentro do contexto, podendo ocorrer apenas de forma verbal ou então com materiais de divulgação;


→ Inserção: aqui o apelo visual toma conta! Nesse caso a marca aparece visualmente, normalmente acompanhada de um QRCode e mais informações;


→ Exclusividade por segmento: é quando a marca patrocinadora é a única do segmento a anunciar no videocast;


→ Redes sociais: grandes canais de videocasts são comandados por influencers digitais consolidados, por isso, em alguns contratos de patrocínio de videocasts a comunicação pode ser estendida a outras plataformas. 


Como exemplo, separamos o maior canal do País, o PodPah, que conta com patrocínio de grandes marcas como: Brahma, Itaú, Red Bull, Guaraná e outras — clique aqui para conhecer o canal!



Criando um videocast: 

Agora, se a sua intenção é criar um videocast exclusivo para sua marca, é de extrema importância entender qual tipo de conteúdo seu público-alvo consome e como seu negócio pode estar inserido nesse meio.


Um exemplo de marca que possui um videocast no YouTube é o Tinder Brasil! Sim, o app de encontros conta com um canal que abre espaço para assuntos que sejam relevantes, como o compartilhamento de experiências, e que recebe convidados — você pode conhecer o canal clicando aqui!



Para gerar conversas autênticas, busque profissionais que sejam referências nos assuntos que você pretende abordar! Desenvolva um roteiro de coisas indispensáveis de serem discutidas e, o mais importante: posicione-se como parte do conteúdo! 


Um exemplo de podcast que tem tudo a ver com a marca é o InvestCast Itaú (clique aqui para ouvir)! O que tem mais a ver do que um banco falar sobre o meio financeiro?


Criar o próprio videocast pode não ser uma empreitada simples, mas é indiscutível o quanto o formato pode trazer resultados para os negócios!


Ficou interessado em patrocinar? Que tal contar com uma agência exponencial para ajudá-lo com estratégias? A KWB Comunicação está há 29 anos no mercado e conta com uma equipe especializada no assunto! 


Estamos aguardando seu contato! ;)

Até a próxima!




Por: Luciana Bagátolli


Compartilhe:

Mais Notícias