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Grupos de vendas pelo WhatsApp: tudo o que você precisa saber para usar essa estratégia no seu negócio

Postado em 29/05/2023

A pauta de hoje é “grupos de vendas pelo WhatsApp”, e vamos trazer tudo, tudinho mesmo — o que você precisa saber sobre essa estratégia e como aplicar hoje. 


Vamos começar pensando assim: “Quem não tem WhatsApp hoje em dia?”. Pouquíssimas pessoas, não é mesmo? E acredite: a qualquer hora, quem ainda não usa essa ferramenta acabará cedendo, por diversos motivos — seja pela praticidade, agilidade ou oportunidade de estar mais próximo do cliente. Não somos somente nós que afirmamos isso, os dados comprovam!


Segundo a We Are Social e Meltwater, o WhatsApp se tornou este ano a rede social mais usada no Brasil! Segundo a pesquisa, 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam a rede — isso equivale a 169 milhões de pessoas! A Meta, dona do app, diz que 5 milhões de PMEs já têm contas ativas no WhatsApp Business, afinal, é uma plataforma que oferece muitas facilidades para quem tem um negócio, tudo literalmente na palma da mão! 


Se você ainda não sabe sobre o WhatsApp Business ou gostaria de descobrir mais, confira o nosso conteúdo “WhatsApp Business: tudo que você precisa saber sobre a ferramenta”, onde trazemos os principais recursos. 



Assim como nos grupos de conversa, você consegue entrar em contato com diversas pessoas. Funciona como uma comunidade, onde o objetivo é a divulgação de um produto ou serviço. De uma forma prática, é possível compartilhar ofertas, comunicados e dicas para um determinado número de usuários. Além disso, dependendo do objetivo do seu negócio, também pode ser uma oportunidade de incentivar seus clientes a compartilhar experiências com a sua marca ou produto.


Você pode usar o grupo de vendas pelo WhatsApp de duas diferentes formas: criar grupos com leads, potenciais clientes, para se tornar mais próximo do seu público e promover a sensação de comunidade em torno de sua marca; ou participar de outros grupos, como grupo de vendas, para divulgação do seu negócio ou produtos. Seja como você usar, as vantagens são claras: mais proximidade do seu target, comunicação pessoal, praticidade e agilidade no contato, além de otimização de tempo!


Como criar um grupo de vendas pelo WhatsApp?

1. No próprio WhatsApp, crie um novo grupo e adicione os contatos. Peça a autorização do seu cliente para adicioná-lo no grupo, afinal, enviar mensagens sem o interesse dele não é uma boa estratégia de marketing! Para adicioná-lo, você pode solicitar a autorização ou enviar um link de acesso.

2. É importantíssimo ler os Termos de Uso e estar ciente das regras que a rede social impõe às empresas, evitando que sua conta seja bloqueada. 

3. Personalize com uma foto profissional, um nome que remeta a sua marca, e defina os administradores do grupo.


Criar o grupo é bem simples e rápido! Agora, vamos às boas práticas…

→ Estabeleça regras claras: evite que o seu grupo de vendas se torne uma "terra de ninguém”. Fale para os participantes quem poderá escrever mensagens, com quem falar para tirar dúvidas, sobre o que poderá ser tratado no grupo etc.


→ Ofereça conteúdos exclusivos: ofereça um diferencial a esse público, incentivando a permanência e a participação. Para isso, você pode divulgar promoções, cupons de desconto, disponibilizar conteúdos e promover eventos.


→ Crie grupos segmentados: para ser ainda mais assertivo na comunicação com o seu público, você pode criar diferentes grupos e segmentá-los por região ou interesses. Dessa forma, você consegue um aumento no engajamento dos participantes.


→ Faça um planejamento: mesmo sendo uma rede social, lembre-se que essa é uma ferramenta de negócio, então o planejamento de conteúdo é imprescindível! Determine os dias da semana em que será compartilhada alguma mensagem, quando haverá promoções, como incentivar o feedback dos seus usuários etc. Mantenha-se ativo no grupo, mas cuidado para não o sobrecarregar com mensagens. Além disso, é preciso estar ciente dos termos do WhatsApp para saber o que pode ou não ser enviado — evitando que sua conta seja bloqueada.


→ É importante ressaltar que o grupo deve ser configurado para que somente o Administrador possa enviar mensagens, orientando os participantes a enviarem suas dúvidas no privado.


Essas são algumas boas práticas que devem ser aplicadas para tornar a ferramenta profissional e eficiente para atender aos objetivos do seu negócio. Vale lembrar que, mesmo como participante de outros grupos de vendas, também se deve colocar essas práticas em ação. Como vimos acima, você pode optar por fazer parte de grupos de vendas criados — para isso, é simples: pesquise no Google por “grupo de WhatsApp de compras e vendas”. Também é possível fazer isso no Facebook. 


Como uma agência de comunicação pode ajudá-lo a alcançar melhores resultados?

Somos muito mais que uma agência de publicidade: somos uma agência de comunicação que traz resultados exponenciais aos nossos clientes! Contamos com profissionais especialistas em planejamento, que realizam tanto a parte de pesquisa como definição de estratégia, comunicação integrada e mensuração de dados. 


Além disso, como estratégia também entra a parte de definição de calendário com o conteúdo que será enviado aos grupos. Nessa parte, auxiliamos na criação dos temas e materiais, ofertas, análise do perfil dos consumidores e estratégias comerciais.


Entre em contato com nossa equipe e vamos juntos levar exponencialidade ao seu negócio!




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